Luís Paulo Costa integra comitiva da CIM Região de Coimbra em visita a Bruxelas

O Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, integrou a comitiva da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) na visita às instituições europeias, em Bruxelas, entre os dias 8 e 10 de outubro, no âmbito da iniciativa “Brussels Meets Regions”.

Durante os três dias, a comitiva composta por 16 dos 19 autarcas que compõem a CIM Região de Coimbra teve oportunidade de visitar o Parlamento Europeu, a Comissão Europeia e de visitar o Parlamentarium, numa perspetiva de aproximação da União Europeia dos cidadãos, conhecer a atualidade e a história europeia, destacando a importância do projeto europeu no desenvolvimento de Portugal e das suas regiões.

Com a demografia e a inovação no centro da ação, a comitiva foi recebidos pelo Comissário europeu Carlos Moedas, responsável pelas pastas de Investigação, Ciência e Inovação e impulsionador do maior programa-quadro de sempre de investigação e inovação da União Europeia. Debateram-se medidas e políticas de coesão territorial e a criação de mecanismos capazes de promover a fixação de pessoas e atrair investimento nos territórios do interior.

Assente no pressuposto de uma Europa de regiões, o enfoque esteve, ainda, na pesquisa e planeamento de candidaturas europeias, que vão ao encontro das necessidades conjuntas, na definição de planos de ação, tendo em vista o aproveitamento de todas as oportunidades proporcionadas pela União Europeia, nomeadamente através do Plano Juncker, o Horizonte 2020 e as suas sinergias com os fundos estruturais, bem como o futuro da política de coesão no chamado Projeto Europa 2030.

Coimbra Região Europeia da Gastronomia 2021

A viagem à capital da Europa ficou, também, marcada pela distinção da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra como Região Europeia da Gastronomia 2021. O prémio foi entregue ao presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde, numa cerimónia que teve lugar na embaixada da Eslovénia, no dia 8 de outubro, e contou com a presença s respetivos autarcas que integraram a comitiva.

A denominação de Região Europeia da Gastronomia é atribuída, anualmente, pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT) a duas regiões distintas em cada ano e reconhece a inovação e a interligação da gastronomia com a cultura, o turismo e a economia.