Marchas Populares do Concelho de Arganil

• Marcha De Sao Martinho Da Cortica 3 1
  • Marcha De Sao Martinho Da Cortica 4 1
  • Marcha De Sao Martinho Da Cortica 5 1

Na noite do passado sábado, dia 8 de julho, saíram à rua as tradicionais Marchas populares do concelho de Arganil.

Os cerca de 300 participantes, integrados em cinco grupos, perfilaram-se na Praça Simões Dias e desfilaram em direção ao Parque Verde do Sub Paço, aguardados por largas centenas de pessoas.

Marcaram presença nesta 3ª Edição, a APPACDM de Arganil, que teve a honra da abertura do evento, que com alegria contagiante e brilho nos olhos tão bem representaram aquela que é a sua casa.

Seguiu-se a Marcha da Freguesia do Campo de Viseu, com um destacado grupo de 120 marchantes, vestidos de prata e azul, nos trouxe, como tema a “Musica”, recebendo uma grande ovação e reconhecimento do público.

A Marcha da Associação Atlética de Arganil, cujos marchantes, vestidos da cor da Pátria, com orgulho e alegria, cantaram e dançaram Arganil com fulgor, trazendo-nos e representando “Os Bairros da Nossa Terra”.

A Marcha convidada, de Santa Clara de Coimbra, numa viagem à “Feira Popular”, tema central da sua atuação, cantou e dançou efusivamente as suas típicas tradições.

A fechar a apresentação dos Grupos marchantes, esteve a Marcha de S. Martinho da Cortiça, que num apelo às suas “Tradições” e à sua história, traduzida nos seus belos trajes, da cor do ouro, nos trouxe uma alegria contagiante, numa noite de festa e folia.

A distinta apresentação do espetáculo esteve a cargo do Sr. Abel Fernandes, que a anteceder a apresentação dos cinco grupos, fez uma alusão geral às antigas marchas do concelho, deixando estampado o espírito de união e de ajuda, bem como a possibilidade desta tradição se traduzir num evento cada vez maior.

O evento terminou com a entrega das fitas personalizadas deste encontro, colocadas no porta-estandarte de cada uma das marchas participantes, pela Vice-Presidente Paula Dinis, pelo Vereador Luis Almeida, pela Vereadora Elisabete Oliveira, pelo Vereador Filipe Frias e pelo Presidente da Junta de Freguesia de Arganil, Pedro Alves. Elogiando o empenho e o esforço de cada um dos grupos envolvidos, a Vice-presidente, aproveitou para parabenizar pelo espetáculo proporcionado numa noite tão bonita, na qual ficou bem marcada a dedicação de cada um deles em manter viva esta tradição tão nossa.