Melhores do mundo do trail running conquistam trilhos de Arganil

• 6
  • 10
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 7
  • 8
  • 9
  • 11a
  • 12
  • 13
  • 14
  • 15
  • 16
  • 18

Mais de 1500 atletas de 19 nacionalidades fizeram de Arganil e dos seus trilhos centenários o epicentro das corridas de montanha, nos dias 16 e 17 de dezembro. Pela quarta edição do Desafio Picos do Açor passaram alguns dos melhores e mais promissores corredores de trail running do mundo, que não deixaram a vitória por “pés alheios” e colocaram a sua marca bem assinalada nos trilhos da Serra do Açor. A prova disso foi a estrondosa vitória do italiano Luca Del Pero, 3.° classificado no World Trail Running Championships 2023, que percorreu os 32km da prova principal arganilense em tempo recorde, menos de 3 horas, e dos seus compatriotas Emanuele Manzi, Mathias Mora e Anna Hoffer, que venceram nas respetivas categorias.

O presidente da Câmara Municipal de Arganil revelou-se um anfitrião amplamente satisfeito com a evolução e qualidade da prova, após cortar a meta da Caminhada do Açor. “O Picos do Açor tem crescido em dimensão e prestígio, lançando para a ribalta do trail nacional e internacional o nosso concelho e os desafiadores trilhos da Serra dor Açor”, referiu Luís Paulo Costa, evidenciando o “sucesso comprovado” de uma edição que “superou as expectativas”.

Acompanharam Luís Paulo Costa na subida à Serra, para cumprir com êxito os 13 km da Caminhada do Açor, o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco, o vereador do Desporto do Município de Arganil, Luís Almeida, e a vereadora Elisabete Oliveira.

CAMPEÕES/CAMPEÃS:

Desafio Picos do Açor (32km)

Masculino: Luca Pero (ITA)
Feminino: Beatriz Alves (POR)

Desafio Picos do Açor (18km)

Masculino: Emanuele Manzi (ITA)
Feminino: Anna Hofer (ITA)

Desafio Picos do Açor (13km)

Masculino: Mathias Mora (ITA)
Feminino: Karen Mendes (POR)