Estado de contingência: Município de Arganil apela a comportamentos responsáveis e cuidados redobrados

As altas temperaturas previstas para esta semana colocam o concelho de Arganil sob alerta máximo de incêndio rural. Face ao período crítico que se vive, e em conformidade com o Estado de Contingência declarado pelo Governo, em vigor entre segunda-feira e as 23h59 do dia 15 de julho, o Município de Arganil reforça a importância da adoção de comportamentos cautelosos e apela ao sentido de responsabilidade da população.

“Numa situação como a que atravessamos, em que teremos de lidar com situações meteorológicas extremas por um período prolongado, todos temos um papel importante a desempenhar na defesa e na salvaguarda da nossa terra e das nossas populações”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, recomendando às pessoas para “permanecerem afastadas das zonas florestais tanto quanto possível”.

Sobre os cuidados a ter junto às áreas rurais, a autarquia apela para o cumprimento das medidas de prevenção em vigor, que passam por evitar em qualquer circunstância a realização de queimas e queimadas; o uso de maquinaria ou equipamentos com lâminas e a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos.

O esclarecimento de dúvidas sobre a Situação de Contingência e as medidas que se encontram em vigor até sexta-feira (e que podem ser prolongadas caso seja necessário) pode ser feito através do e-mail gtf@cm-arganil.pt ou do contacto telefónico 235200150.

Tendo em vista a segurança e bem-estar da população, o Município de Arganil alerta, ainda, para os cuidados de saúde redobrados que devem ser adotados nos próximos dias, sobretudo pelos grupos mais vulneráveis, entre eles crianças e idosos: evitar sair nas horas de maior calor, usar protetor solar, aumentar a ingestão de água, utilizar roupas frescas que cubram o corpo e procurar locais à sombra e climatizados.