Município de Arganil apoia coletividades culturais e desportivas do concelho

As associações culturais e desportivas do concelho Arganil beneficiaram, no início do mês, da primeira tranche do apoio financeiro que o Município tem destinado para o ano de 2022. A verba atribuída a 35 coletividades supera os 52 mil euros e tem como finalidade apoiar o desenvolvimento regular de atividades culturais, sociais, desportivas e recreativas no concelho.

A segunda tranche do apoio à atividade regular será transferida para as associações no mês de outubro, em valor igual, totalizando uma verba anual superior a 105 mil euros.

O presidente da Câmara Municipal de Arganil sublinha a importância do apoio atribuído aos agentes culturais e desportivos do concelho, numa altura em que a ação associativa retoma a normalidade, depois de dois anos pautados por fortes limitações.

“Muitas das iniciativas que fazem parte da identidade do nosso território e que estiveram impedidas de se realizar devido à pandemia estão finalmente de regresso”, referiu Luís Paulo Costa, convicto de que “o subsídio atribuído pela autarquia vai permitir equilibrar as contas das associações e servir de estímulo à realização dos eventos que tanto valorizam e promovem o concelho de Arganil”.

Entre os eventos mais aguardados estava a Feira das Freguesias, que se realizou entre os dias 10 e 12 de junho e que junta e alia o melhor da gastronomia típica à música e à tradição, refletindo de forma exemplar a força agregadora e dinamizadora das associações, coletividades e entidades do concelho.

O plano de atividades desenvolvido pelas entidades associativas ao longo do ano assume um papel determinante e inequívoco na promoção da cultura, do desporto, das artes e da integração social, refletindo-se na melhoria da qualidade de vida e no bem-estar geral dos arganilenses.

A promoção do desenvolvimento sociocultural, um dos eixos estratégicos de intervenção do Município de Arganil, abrange não apenas a concessão deste apoio financeiro anual, mas também assistência técnica e logística e outros apoios a atividades e projetos de carácter pontual.