Município de Arganil comemora o Dia da Europa

Quando, em 9 de maio de 1950, Robert Schuman propôs à República Federal da Alemanha e aos outros países europeus, a criação de uma comunidade de interesses pacíficos, realizou um ato histórico, não só apagava os rancores da guerra como desencadeava um processo totalmente novo na ordem das relações internacionais entre os povos europeus, traduzidos nas condições de uma paz duradoura. Esta proposta conhecida como “Declaração Schuman”, é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia, pelo que, na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de maio como “Dia da Europa”.

Todos os anos, a Representação da Comissão Europeia em Portugal, em parceria com diversas entidades, promove estas comemorações que são assinaladas um pouco por todos os países da União Europeia.

O Município de Arganil, não podia deixar de se associar a estas comemorações pelo que assinalará esta importante e notável data, no dia 9 de maio pelas 15 horas, através da exposição filatélica “Portugal e a Europa: uma história contada através dos tempos”, da autoria da Prof. Dra. Isabel Maria Freitas Valente e do Prof. Dr. João Rui Pita, seguida da palestra pela Prof. Dra. Maria Manuela Tavares Ribeiro, “Os intelectuais portugueses e a ideia da Europa na primeira metade do século XX”, na Biblioteca Municipal Miguel Torga em Arganil.