Município de Arganil promove nova campanha de esterilização gratuita de animais de companhia

A Câmara Municipal de Arganil, seguindo as recomendações da Lei n.º 27/2016, de 23 de Agosto, que privilegia a esterilização como forma de controlo da população de animais errantes, promove uma Campanha de Esterilização gratuita de animais de companhia, que decorre entre o dia 1 de Agosto e o dia 30 de setembro, sendo as intervenções cirúrgicas efetuadas em Centro de Atendimento Médico-Veterinário da região.

Esta campanha de esterilização gratuita de cães e gatos, está a ser promovida pelo governo, através da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, com base legal no Despacho n.º 6615/2020, numa cooperação com os municípios. Desta forma, os valores disponibilizados pela Direção-Geral de Veterinária são fixos por animal esterilizado, assumindo o Município de Arganil os restantes custos, incluindo a vacinação antirrábica obrigatória, a identificação eletrónica (chip) do animal e o registo na base de dados SIAC. Esta campanha de esterilização abrange apenas os munícipes com residência no concelho de Arganil.

A inscrição para a campanha de esterilização é efetuada através do preenchimento do documento disponível no Balcão Único na Câmara Municipal de Arganil, nas Juntas/Uniões de Freguesia do concelho e aqui devendo posteriormente ser enviado para o endereço de e-mail: geral@cm-arganil.pt, aguardando o posterior contato do Centro de Atendimento Médico-Veterinário para marcação da cirurgia.

Para mais informações, os interessados devem contactar a Câmara Municipal de Arganil (235 200 150) ou o Centro de Recolha Animal de Arganil (235 200 132).

Folheto informativo

Ficha de Inscrição