Município de Arganil promoveu formação sobre Gestão de Stress e Sobrecarga dos Cuidadores para parceiros da Rede Social

Tendo subjacente a atual situação pandémica e a consciência dos enormes desafios colocados às Instituições locais e seus respetivos colaboradores, em matéria de sobrecarga e de stress, propôs o Município de Arganil, em sede do Conselho Local de Ação Social de Arganil, a inclusão de uma ação de apoio às diversas Instituições locais, disponibilizando-lhes instrumentos de capacitação dos seus profissionais, nomeadamente, através do acesso gratuito a uma formação online, sobre Gestão de Stress e Sobrecarga dos Cuidadores.

Esta formação foi ministrada pela ANGES – Associação Nacional de Gerontologia Social, entidade reconhecida pelo seu contributo para o aperfeiçoamento profissional dos colaboradores e dirigentes das organizações sociais e outras instituições locais, sendo dirigida aos Técnicos Superiores, no dia 13 de maio e assistentes técnicos e operacionais no dia 14 de maio.

Os custos da formação foram inteiramente assumidos pela Autarquia, que esteve representada pelo Vereador do Pelouro de Ação Social, Luís Miguel Almeida.

Contou com a participação total de 65 colaboradores de entidades como Assistência Folquense, Associação Humanitária e Social da Casa do Povo de Barril de Alva, Agrupamento de Escolas de Arganil, CAFAP da Beira Serra, Casa da Criança Joaquina Barreto Rosa, Câmara Municipal de Arganil – Serviço de Ação Social, Casa do Povo de Cerdeira e Moura da Serra, Centro Social Paroquial de Sarzedo, Lar Divino Salvador, Serviços locais de Arganil do CD Coimbra do ISS,I.P. e Santa Casa da Misericórdia de Vila Cova de Alva.

Resultaram estas duas sessões em momentos de partilha e de maior capacitação dos participantes, com apelos diversos para dar continuidade a novas oportunidades de empowerment dos trabalhadores, numa ótica de melhoria contínua dos serviços prestados aos seus utentes e comunidade em geral.