Município de Arganil promoveu sessão de esclarecimento de projeto de modernização comercial na Biblioteca Municipal Miguel Torga

No passado dia 29 de Outubro, realizou-se no Auditório da Biblioteca Municipal Miguel Torga, em Arganil, uma sessão de esclarecimento, promovida pela autarquia em e em colaboração com o IAPMEI, que elucidou sobre as várias características do projeto “Comércio Investe”(projeto individual de modernização comercial). Esta iniciativa, dirigida a empresas cuja atividade principal é o denominado comércio a retalho, com CAE inserida na divisão 47, tem candidaturas abertas até 25 de novembro.

A sessão de esclarecimento contou com a presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Eng.º Ricardo Pereira Alves e da Dr.ª Benvinda Costa representante do IAPMEI, tendo sido dirigida a uma plateia de vários empresários cuja actividade profissional principal é o comércio a retalho.

A sessão foi iniciada pelo Sr. Presidente da Câmara que começou por referir que as grandes dificuldades com que os comerciantes se deparam hoje em dia estão naturalmente relacionadas com a atual conjuntura económica e são no fundo, as principais razões que o levam a assumir a dinamização económica como um dos seus eixos prioritários.

Ainda com o intuito de promover o reforço do comércio tradicional, o Sr. Presidente desafiou todos os comerciantes presentes a serem “exemplares e atrativos do ponto de vista comercial”, aproveitando oportunidades como a medida ‘Comercio Investe’ para o desenvolvimento dos seus negócios. Terminou dizendo que será dado todo o apoio da autarquia através do Gabinete Arganil + Desenvolvimento Económico na elaboração das respetivas candidaturas a esta ou a outras medidas de apoio que venham a estar disponíveis para o setor empresarial.

De referir que o projeto “Comércio Investe” é uma iniciativa do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI), Governo de Portugal e do Ministério da Economia. Este apoio nasceu da portaria n.º 236/2013 de 24 de Julho, onde aprovou a criação da Medida “Comércio Investe” a qual veio substituir o anterior Programa de Apoio à Modernização do Comércio – MODCOM.