Município de Arganil revalida título 100% Eco-Escolas

Dia das Bandeiras Verdes 2022

Ecoescolas2022

Ecoescolas202 2

Arganil é novamente um Município 100% Eco-Escolas, o que significa que todos os estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Arganil, alcançaram o galardão Bandeira Verde Eco-Escolas. Para além disso, alcança também o feito de ser um dos cinco municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e um dos vinte e quatro municípios do país, com taxa de implementação máxima deste programa da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

A sessão que reconhece o mérito dos estabelecimentos de ensino, no que respeita ao contributo para tornar mais sustentável o dia-a-dia da escola e da comunidade escolar – Dia das Bandeiras Verdes – aconteceu este ano em Valongo e contou com a presença do Vereador da Educação e Ambiente, Luis Almeida, com a Diretora Anabela Soares e outros representantes, do Agrupamento de Escolas.

Para além das Bandeiras Verdes atribuídos às 9 escolas do Agrupamento de Arganil, o JI/EB1 de Arganil ganhou ainda outros 7 prémios nas atividades: Biodiversidade: 1º prémio na atividade Preservar e Regenerar; Constrói o Teu Traga Pilhas (projeto Geração Depositrão) e – Desafio Criativo | Espécies Nativas em Tecido – integradas no projeto “Roupas usadas não estão acabadas”, 3º prémio na atividade “Onde está o Ecolápis” e, menção honrosa nos desafios Alimentação Saudável e Sustentável – Brigada da Cantina; Onde está o Eco-Lápis; eResíduos, Energia do Futuro – “O Oleão Chegou ao Bairro” com Teatro de Fantoches. O O JI/EB1 de S. Martinho da Cortiça, por sua vez, ganhou também o 1º prémio no concurso regional da atividade “O Mar Começa Aqui”.

Salienta-se ainda que, à luz do programa Eco-Escolas, o Município de Arganil tem vindo a desenvolver diversas ações de educação e sensibilização ambiental nas escolas do Agrupamento, sobre a temática do ambiente, nomeadamente sobre resíduos, consumo e poupança de água e águas residuais. O Município de Arganil implementou ainda nas escolas da vila de Arganil, a recolha porta-a-porta de resíduos valorizáveis através do PPRUVA e em todas as escolas do concelho, o projeto ”Compostar é Reciclar”.

Este é, mais uma vez, um importante reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no concelho, no âmbito da educação ambiental, num esforço conjunto entre o Município, comunidade escolar e também comunidade geral.

Relembra-se que esta iniciativa da ABAE pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelas escolas, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade, tendo como requisito para atribuição do galardão o cumprimento da metodologia implementada pela ABAE.