Rally em Arganil: Tudo o que precisa saber

Os melhores pilotos do mundo preparam-se para abrir caminho pelo desafiante e lendário troço da Serra do Açor, trazendo de volta o WRC Rally de Portugal a Arganil, já no dia 31 de maio. Empenhados em fazer deste um acontecimento memorável e repetível para Arganil, o Município de Arganil (em conformidade com as indicações do Automóvel Clube de Portugal), reuniu as informações essenciais e as principais recomendações que devem ser seguidas pelos espectadores, de forma a desfrutarem em segurança deste apaixonante e fervoroso regresso do rally ao nosso concelho.

1. Horários da classificativa

6ª feira (31 de maio)
SS 3/6 Arganil (14,44km)
1.ª Passagem: 11h20
2.ª Passagem: 15h23

  • Os pilotos fazem-se à estrada a partir da mítica Casa do PPD, imortalizada nos road book da prova, seguindo pela zona do Sardal, Pai das Donas e Esculca, antes de chegarem à meta, no Alqueve.

2. Condicionamentos de trânsito

Entre as 17 horas do dia 30 (quinta-feira) e as 18 horas do dia 31 (sexta-feira), previsivelmente, o trânsito encontra-se condicionado em diversos locais do concelho. A exceção será entre as 5h00 e as 8h00 da madrugada de sexta-feira, em que se poderá circular em todas as vias, de forma condicionada, permitindo não só a chegada do público às Zonas Espetáculo (ver ponto 4) como a deslocação dos munícipes para os seus locais de trabalho.

Residentes, trabalhadores e transportes públicos vão ter acesso aos locais interditos mediante apresentação de um comprovativo de morada aos agentes da GNR presentes no terreno (ex: carta verde do seguro da viatura; fatura da água/eletricidade do último mês).

Arganil
Condicionado: Entre a rotunda do Parque Verde Urbano do Sub-Paço e a Rua Dr. Alberto Moura Pinto, pela Rua Marinha Afonso.
Corte Total: Estacionamento do Parque Verde Urbano do Sub-Paço.

Folques
Condicionado: Entre Folques e Selada das Eiras, de Folques para Mosteiro, Monte Redondo, Salgueiro. e Bocado.
Corte Total: Entre Mosteiro e Alqueve.

Cepos
Condicionado: Entre a Estrada Municipal 543 e a cortada para a estrada Municipal 508. Entre a Estrada Municipal 543 pela 508 até ao cruzamento de Selada das Eiras/Caratão.
Corte Total: Estrada Municipal 508 entre a cortada de Selada das Eiras/Caratão até Parrozelos.

Benfeita
Condicionado: Entre Luadas, Pai das Donas até Benfeita e entre Benfeita até Sardal e Enxudro.
Corte total: Entre Benfeita e Luadas.

Côja
Condicionado: Desde Salgueiral até Alqueve/Mosteiro e de Parque Verde de Côja até Esculca/Luadas.

• Todos os condicionamentos de trânsito (interdição de circulação, de estacionamento ou outros) estão devidamente indicados nos próprios locais através de sinalética.

3. Como chegar e onde estacionar

O acesso ao troço e às Zonas Espetáculo faz-se através da vila de Côja, no sentido Esculca/Luadas (CM1345-3), exclusivamente. O trânsito encontra-se cortado no sentido contrário, de forma a que seja libertado espaço para estacionamento ao longo da via. Vai ser permitido, ainda, estacionar em parques devidamente autorizados. Siga as indicações da GNR presente no local.

Tenha em mente que, devido ao tipo de terreno montanhoso da Serra do Açor, o espaço destinado a estacionamento será reduzido. Vá com tempo. Planeie bem a sua deslocação, já que quanto mais tarde chegar, mais longe vai ficar, podendo ter de andar muito a pé para chegar às Zonas Espetáculo.

4. Acesso às Zonas Espetáculo

O acesso a qualquer das Zonas Espetáculo do troço de Arganil só será permitido a partir das 5h00 da madrugada de sexta-feira, 31 de maio. Tal como acontece em todas as provas de classificação do Rally de Portugal, será interdito o acesso de espectadores pelo início e pelo final do troço. Siga as indicações da GNR e dos Marshalls (voluntários formados pelo ACP) presentes no local.

Os espectadores que queiram aceder a este ponto só poderão abandonar o local durante um período limitado entre as duas passagens dos concorrentes ou após o final da 2.ª passagem.

5. As Zonas Espetáculo

Seja prudente, não invente — até porque não precisa. O público dispõe de duas extensas Zonas Espetáculo, devidamente preparadas para que possa assistir e desfrutar de todas as emoções do rally em segurança. Estas Zonas Espetáculo encontram-se devidamente assinaladas e delimitadas com materiais de cor verde.

ZE 11 — Ao cimo do Pai das Donas. Esta Zona espetáculo tem 1,05 km de extensão e fica localizada junto à localidade do Pai das Donas, na freguesia da Benfeita (N 40 º 13.333′ W 7º 57.102′). O espetáculo está garantido nesta ampla encosta, que inclui duas curvas particularmente fechadas, onde os pilotos vão ser colocados à prova e mostrar toda a sua técnica e perícia. Nesta Zona Espetáculo, o público consegue avistar uma extensão de aproximadamente 7 km de estrada.

 

ZE 12 — Esculca. Esta Zona Espetáculo tem cerca de meio km e localiza-se junto ao reservatório de água da localidade de Esculca, na União de Freguesias de Côja e Barril de Alva (N 40º 14.149′ W 7º 58.256′). Este ponto destaca-se por apresentar excelente visibilidade, permitindo ao público acompanhar a trajetória dos concorrentes e as variações de velocidade a que os pilotos estão sujeitos, numa extensão de 2 km:

  • É nestas áreas, previamente selecionadas pelo ACP, que poderá ver as estrelas do rally mundial em ação. Todas as restantes áreas ao longo do troço são interditas ao público.

6. Onde Comer

Dentro das Zonas Espetáculo, bem como no acesso às mesmas, vai encontrar bares/quiosques concessionados, aos quais pode recorrer a qualquer altura. Para mais opções de restauração no concelho consulte: www.visitarganil.pt.


Faça-se à estrada e venha viver connosco esta paixão.

Arganil, a Capital do Rally!



Artigos Relacionados