Secretária de Estado celebra 36.º aniversário da Mata da Margaraça

O 36.º aniversário da Paisagem Protegida da Serra do Açor assinalou-se no dia 3 de março com a presença da Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos. A sessão de comemoração, organizada pelo Agrupamento de Escolas de Arganil, teve lugar no Centro de Interpretação da Mata da Margaraça, sede do ICNF, e contou com a presença do Presidente da Câmara, Luís Paulo Costa, do Vereador da Educação, Luís Almeida, e da Vereadora do Ambiente e Floresta, Érica Castanheira.

Enfatizando a consciencialização da responsabilidade dos alunos do Agrupamento na proteção das florestas, o presidente da Associação de Estudantes da Estudantes, Ricardo Moreira, entregou o símbolo da Rota das Florestas ao Presidente da Câmara, que aproveitou para destacar a importância da data “para o nosso concelho e particularmente para a Paisagem Protegida da Serrado Açor. Acreditamos que oitenta por cento da Mata terá capacidade para se regenerar por si só. E, se tiver essa capacidade, dá-nos uma lição relativamente às espécies que utilizamos no resto do território”.

Luís Paulo Costa dirigiu-se, ainda, à diretora do Agrupamento de Escolas de Arganil, Anabela Soares, e aos alunos presentes, reconhecendo o trabalho que a escola tem vindo a desenvolver. “Não deve haver nenhum aluno no concelho que não conheça a Mata da Margaraça”. Revelando-se com o convite para participar nas celebrações de aniversário, Secretária de Estado sugeriu aos mais novos que olhassem para a Mata de forma poderem ler a sua história. “Foi com emoção que aqui estive, numa iniciativa que nos faz pensar o futuro. Levo-os no coração mas também na cabeça”, referiu Célia Ramos, garantindo regressar quando “começarem a rebentar as primeiras árvores”.