Seminário Nacional Eco-Escolas

Seminário Nacional Eco-Escolas: Fim-de-semana dedicado à educação e sustentabilidade ambiental em Arganil

Arganil foi o Município eleito para este ano acolher o Seminário Nacional Eco-Escolas, muito em parte, por ser um Município ECO-XXI e por conta dos excelentes resultados que tem vindo a alcançar no programa Eco-Escolas e que não passaram despercebidos à ABAAE – Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação.

No cenário irrepreensível da Cerâmica Arganilense, estiveram envolvidos neste Seminário que decorreu entre os dias 19 e 21 de janeiro, quase três centenas de participantes, dos quais maioritariamente professores e técnicos municipais.

A sessão de boas-vindas contou com as entidades organizadoras e parceiras, tais como, Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE); Direção Geral da Educação; Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares DSR Centro (DGEstE-DSRC); Agência Portuguesa do Ambiente (APA); Agrupamento de Escolas de Arganil (AEA), representado pela sua diretora Anabela Soares e, naturalmente a Câmara Municipal de Arganil, que enquanto anfitriã e através do seu Presidente, Luís Paulo Costa, constatou que a decisão da ABAAE “em trazer” este seminário para o concelho constituiu “um claro reconhecimento dos bons resultados alcançados, ano após ano, pelo município e pelo Agrupamento de Escolas, no que diz respeito à educação ambiental, à sustentabilidade e à cidadania”, lembrando que o Agrupamento de Escolas de Arganil é “100 % Eco-Escolas” e que o município foi galardoado “pelo 7.º ano consecutivo, com a Bandeira Verde ECOXXI”, pelos vários projetos desenvolvidos e pelas políticas de sustentabilidade implementadas pela autarquia.

O programa decorreu com a entrega dos Diplomas de Qualidade e Excelência 2023 às escolas contempladas, destacando algumas JI/EB1 do concelho e, com a entrega do Prémio Internacional. Seguiu-se-lhe o segundo painel, na temática Eco-Escolas, onde se debateram temas como “O valor educativo da Geodiversidade: o exemplo da ilha da Madeira”, a “Geodiversidade em Áreas Protegidas” e “Mover o corpo e mudar o espaço para brincar e estar bem”. O terceiro painel incidiu sobre os projetos e desafios Eco-Escolas e abordou os temas “Geração Depositrão e Verdão”; a “Casa Eco-Lápis”, “Biocombustíveis e Economia Circular”, “Return Box”, “Desafios UHU”, “Roupas usadas não estão acabadas”, “Operação sem fronteiras”, entre outros desafios ABAAE. O dia de sexta-feira terminaria depois com a realização de fóruns ao qual se seguiu um jantar convívio.

A manhã do dia seguinte foi passada na EB 2,3 de Arganil, com diversos workshops de entidades parceiras, para da parte da tarde, após uma caminhada à “Boleia Humana”, regressar à Cerâmica Arganilense para um dos pontos altos deste seminário, a conferência com o Professor Jorge Paiva, docente e investigador com uma vida dedicada à botânica, assente na temática da Biodiversidade.

No painel seguinte, “EDS em Municípios Parceiros Eco-Escolas”, Luis Almeida, vereador do Ambiente e da Educação apresentou, pelo Município de Arganil, as iniciativas e medidas que o concelho tem vindo a implementar para se tornar mais sustentável, sob a insígnia Arganil + Sutentável. Destacou na sua apresentação as iniciativas em parceria no âmbito do Eco-Escolas e os projetos PPRUVA – Recolha seletiva porta-a-porta de resíduos valorizáveis que recebeu a distinção do Planetiers World Gathering em 2020; Costurar Valores – uma experiência de economia circular, que consagrou Arganil como Município do Ano em 2021, pela UM-Cidades; Compostar é Reciclar – projeto de implementação de sistema de compostagem doméstica e comunitária em todo o concelho; entre outros no âmbito da educação ambiental, como é o caso do “Boleia Humana” que recorrentemente leva os alunos a pé para a escola por forma a reduzir emissões e a promover a mobilidade segura das crianças ou mesmo, o projecto Crescer a Pedalar. Neste painel foram apresentados outros projetos ambientais municipais, terminando com a palestra: “Como as Escolas poderão combater as Alterações Climáticas”. Os painéis que se lhe seguiram abordaram respetivamente as temáticas “Boas Práticas em Eco-Escolas”, com destaque para a apresentação de Maria João Cavaleiro, que leciona na Escola Básica de São Martinho da Cortiça e terminou com uma “Montra de Projetos convidados”.

Para o último dia e após todo um trabalho dentro de portas, foi tempo de visitar a Vila de Arganil e seus locais de interesse. Com um périplo que começou no coração verde da vila – Mata das Misericórdias – numa colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Arganil, os participantes ficaram também a conhecer um pouco mais da história do concelho, com a visita aos Núcleos Museológicos de Arqueologia e Etnografia de Arganil e Capela de São Pedro.

Destaca-se ainda durante os dois primeiros dias de Seminário, sexta-feira e sábado, a Eco-Mostra, uma pequena exposição que contou com mais de 30 entidades parceiras e convidadas, das quais alguns artesãos do concelho, com o intuito no seu todo de dar a conhecer alguns projetos ambientais e de sustentabilidade à comunidade.

  • Seminario1
  • Seminario (24)
  • Seminario (1)
  • Seminario (3)
  • Seminario (4)
  • Seminario (12)
  • Seminario (2)
  • Seminário Nacional Eco-Escolas
  • Seminario (5)
  • Seminario (6)
  • Seminario (7)
  • Seminario (8)
  • Seminario (9)
  • Seminario (10)
  • Seminario (11)
  • Img 6903
  • Img 6845
  • Img 6902
  • Ecomostra
  • Img 6891
  • Ecomostra (2)
  • Ecomostra (3)
  • Ecomostra (1)
  • Ecomostra (1)
  • Ecomostra (4)
  • Ecomostra (5)
  • Ecomostra (6)
  • Ecomostra (7)
  • Ecomostra (8)
  • Ecomostra (9)
  • Ecomostra (10)
  • Ecomostra (11)
  • Ecomostra (12)
  • Ecomostra (13)
  • Ecomostra (14)
  • Ersuc2
  • Boleia Humana 7
  • Boleia Humana 10
  • Boleia Humana 13
  • Boleia Humana 16
  • Boleia Humana 17
  • Boleia Humana 20
  • Seminario (13)
  • Seminario (14)
  • Seminario (15)
  • Seminario (16)
  • Arganil Mais Sustentavel
  • Seminario (18)
  • Seminario (17)
  • Seminario (19)
  • Seminario (20)
  • Seminario (21)
  • Seminario (22)
  • Seminario (23)
  • Img 6979
  • Mata2
  • Mata