Arganil assina protocolo para promover valores de Defesa Nacional nas escolas
O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, assinou, no passado dia 28 de abril, o protocolo de colaboração para a promoção dos valores da Defesa Nacional nas escolas, no âmbito do “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”.
Este documento orientador foi criado com o objetivo de proporcionar aos alunos, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, um contacto estruturado com temas como a segurança, a defesa e a paz, no quadro da educação para a cidadania. Está organizado por ciclos de ensino e pretende apoiar as escolas na integração destes conteúdos nos seus projetos educativos.
Os protocolos foram celebrados entre os Ministérios da Defesa Nacional (representado pelo Ministro Nuno Melo), da Coesão Territorial, da Educação, Ciência e Inovação, da Juventude e Modernização, e os 19 municípios da Região de Coimbra, incluindo Arganil.
O “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz” visa reforçar a presença da temática da Defesa Nacional no currículo escolar, em particular na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento. Inclui ainda conteúdos relacionados com a educação ambiental para a sustentabilidade, educação para a saúde e educação rodoviária, promovendo uma abordagem transversal e integrada à formação dos jovens.