“Todos ao Monte e Fé em Deus” – os célebres “Contos de Fajão” num hilariante espetáculo para assistir na Cerâmica Arganilense
O projeto “Todos ao Monte e Fé em Deus”, vai estar em cena no Auditório da Cerâmica Arganilense, no próximo dia 31 de maio, pelas 21h30. Inspirado nos célebres “Contos de Fajão, um conjunto de histórias ancestrais recolhidas por Monsenhor Nunes Pereira, promete alimentar a imaginação do público, convidando a imergir nos inusitados e divertidos contos, cuja mensagem tem um profundo significado cultural, social e antropológico.
Numa mescla de teatro e música, o espetáculo recria o ambiente peculiar desta aldeia perdida nas montanhas, apresentando-nos um mundo à parte, com seus próprios usos e costumes, onde o destino se encarrega de resolver todos os problemas, repondo a ordem natural da vida. O projeto perpetua a tradição oral do “Portugal profundo”, questionando as relações de poder entre o campo e a cidade, a sabedoria popular e o saber académico, a natureza e a máquina e promete arrancar profundas gargalhadas.
Os bilhetes que têm um valor de 5€ por pessoa (3€ para o caso de menores de 12 anos ou maiores de 65 anos), já se encontram à venda na Biblioteca Municipal e Biblioteca Alberto Martins de Carvalho, em Côja, na receção da Piscina Municipal e, no Auditório da Cerâmica Arganilense, no dia do espetáculo.
O projeto “Todos ao Monte e Fé em Deus” conta com o apoio da DGArtes e resulta das estruturas artísticas – Encerrado para Obras e Navio – Seminário Maior de Coimbra, Junta de Freguesia Fajão-Vidual e Museu Monsenhor Nunes Pereira. A encenação, direção dramatúrgica e música original (tocada integralmente ao vivo) é de David Cruz. A cenografia, adereços e figurinos, bem como o design gráfico e fotografia estão a cargo de Cláudia Santos. O elenco é composto por Jaime Castelo-Branco, Hélder Carvalho, Margarida Neto, Maria João Borges e Miguel Figueiredo.