Lançado o concurso para a reabilitação da Extensão de Saúde de Pomares
O Município de Arganil lançou o concurso público para a requalificação da Extensão de Saúde de Pomares, com um preço base de cerca de 140 mil euros. A intervenção, com um prazo de execução de 365 dias, conta com um financiamento de 75 mil euros ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Esta empreitada vai permitir dar resposta a uma necessidade há muito identificada e sentida pela população da freguesia, com a criação de melhores condições de acesso e utilização deste equipamento de saúde.
A intervenção prevê um conjunto alargado de intervenções que visam aumentar a eficiência energética do edifício e melhorar as condições de acessibilidade e funcionalidade.
Entre os trabalhos a realizar, destacam-se a construção de uma rampa de acesso exterior, o nivelamento do pavimento interior, a substituição de portas e envidraçados, o reforço do isolamento térmico e a reorganização funcional dos espaços interiores, com especial atenção à sala de espera e ao posto de atendimento. Está também prevista a requalificação do revestimento exterior de todo o edifício, que acolhe igualmente a sede e o salão polivalente da Junta de Freguesia de Pomares.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, a concretização desta intervenção é motivo de grande satisfação, pela urgência e relevância que representa para a população. “O posto médico de Pomares entrou em funcionamento há cerca de 45 anos e as condições atuais já não correspondem aos padrões de funcionalidade e conforto que queremos garantir aos nossos cidadãos. Reabilitar este edifício significa apostar decisivamente na qualidade e no acesso aos cuidados de saúde para toda a população servida pela Extensão de Pomares”.
A saúde tem sido uma prioridade para o Município de Arganil, com investimentos consistentes em infraestruturas e recursos humanos, com o objetivo de garantir cuidados médicos de qualidade aos arganilenses.
No âmbito desta estratégia de valorização dos cuidados de saúde no concelho, destaca-se ainda o investimento de 6,2 milhões de euros na construção do novo Serviço de Urgência Básica (SUB) e Centro de Saúde de Arganil, cuja concretização traduz-se num reforço notório na resposta pública de saúde, ao nível da acessibilidade, funcionalidade e modernização dos serviços.
Outro passo relevante dado recentemente foi a assinatura do contrato de trabalho de dois médicos de família, preenchendo as duas vagas em aberto no concelho. Contratados pela Unidade Local de Saúde (ULS) de Coimbra, estes profissionais vêm reforçar significativamente a capacidade de resposta dos cuidados de saúde primários no território.
“Esta contratação representa um reforço importante e resulta da articulação contínua entre o Município e a ULS de Coimbra. É um passo determinante para garantir uma resposta de saúde de proximidade e qualidade à população”, sublinha Luís Paulo Costa, acrescentando que “a colocação de dois médicos de família no nosso concelho é o resultado de um processo de articulação e empenho permanente do Município com a ULS de Coimbra, para que estas vagas fossem efetivamente ocupadas por profissionais qualificados e motivados para trabalhar no nosso território”.
