“Mississipis”: documentário de António-Pedro com participação do Grupo Folclórico da Região de Arganil em exibição na Cerâmica Arganilense
O Município de Arganil vai exibir no próximo dia 13 de dezembro, pelas 21h30, no Auditório da Cerâmica Arganilense, o documentário Mississipis. Realizado por António-Pedro e com a participação do Grupo Folclórico da Região de Arganil, é um retrato do projeto artístico da coreógrafa Filipa Francisco “A Viagem” e revela os bastidores e o processo criativo deste espetáculo interterritorial, que em parte, esteve em cena em fevereiro de 2020, também na Cerâmica Arganilense.
Filmado ao longo de uma década, entre 2011 e 2021, o documentário acompanha de perto todo o percurso do projeto “A Viagem”, concebido e conduzido por Filipa Francisco no interior de Portugal e que envolveu Grupos de Folclore de diferentes regiões. Durante o projeto e, acreditando no poder transformador da arte, a coreógrafa reuniu desconhecidos que, muito provavelmente, nunca se teriam cruzado em circunstâncias de palco, numa viagem artística e existencial de união entre manifestações artísticas de estilos opostos. Os Grupos participantes saíram da sua esfera convencional de atuação e abraçaram outras formas de honrar e expressar as suas raízes folclóricas, sem nunca desvirtuar a essência daquilo que são e representam.
Tentando segurar o tempo, Mississipis é um manifesto sobre a importância vital do encontro, com os outros, mas também de cada um consigo próprio. Resulta de uma coprodução entre a Terratreme Filmes e a Companhia Caótica, é a primeira longa-metragem do realizador.



