
No dia 3 de dezembro de 2025 tem início um percurso comemorativo de homenagens a Monsenhor Nunes Pereira, que se prolongará até 9 de dezembro de 2026. O arranque das comemorações, que pretendem assinalar os 120 anos do seu nascimento e os 25 anos da sua morte, vai ser marcado pela apresentação do programa oficial, no Seminário Maior de Coimbra, nesse dia, pelas 11h00.
A programação comemorativa é promovida por uma comissão executiva constituída pelo Seminário Maior de Coimbra, pelo Museu Nacional de Machado de Castro, que assegura a coordenação geral e por sete municípios da região: Centro, Arganil Pampilhosa da Serra, Góis, Lousã, Coimbra, Montemor-o-Velho e Cantanhede.
Ao longo de 2026, cada entidade parceira vai promover iniciativas nos seus territórios para valorizar a memória, o legado e o património artístico de Monsenhor Nunes Pereira, visando reavivar lembranças, divulgar a sua obra a novos públicos e reforçar o seu reconhecimento artístico a nível regional, nacional e internacional.







