5e48bd07 5bc9 4c4c Adeb B58656e2acda 4 5005 C

Valoriz’Arte: projeto de inclusão pela cultura em Arganil apresentado à comunidade no dia 2 de dezembro

Arrancou no passado mês de outubro o projeto Valoriz’Arte um projeto de inclusão artística, cultural e social para os utentes da APPACDM – Unidade Funcional de Arganil, promovido pelo Município de Arganil, com a parceria dessa entidade e do CEARTE. A sua apresentação vai ter lugar no dia 2 de dezembro, às 14h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O projeto destinado a um grupo de 14 utentes do CACI (Centro de Atividades para a Capacitação e Inclusão) da APPACDM- Unidade Funcional de Arganil, visa promover a inclusão social e a participação ativa, através de um programa de capacitação e aprendizagem para a criação de peças com significado cultural na região: os tapetes e mantas de retalhos.

Mais do que produtos, estas peças fazem parte da memória coletiva presente na comunidade, transportam histórias, recordações e significados que se foram perpetuando entre gerações, gestos, rotinas e tradições que ajudam a preservar e a reavivar a cultura da região.

O programa de formação a decorrer nas instalações da APPACDM em Arganil, terá início em janeiro de 2026 até ao final de maio, desenvolvendo-se através de unidades de curta duração, com forte cariz prático e experimental. Envolverá os 14 utentes neste universo cultural da tapeçaria de retalhos tradicional, capacitando-os com as necessárias competências pessoais, sociais e executivas, tendo em conta as suas habilidades e funcionalidades específicas. Esta formação pretende contribuir para o aumento da sua produtividade e para uma identidade e integração sócio-laboral na cultura da região.

No contexto da formação serão criados espaços de partilha intergeracional de experiências e saberes, prevendo-se a participação de artesãos locais e a recolha de histórias e memórias ligadas a esta arte.

As peças elaboradas pelos utentes ficarão, no final do projeto, expostas no espaço dedicado ao mesmo, a criar no Núcleo Museológico de Etnografia de Arganil. Aí nascerá uma área de divulgação do projeto, que dará destaque aos seus protagonistas e às suas criações.

O projeto aposta numa forte componente de sensibilização, divulgação e disseminação de boas práticas junto da comunidade local e de outras entidades e instituições, com o intuito de mobilizar os diferentes públicos para a fundamental importância da construção de comunidades mais inclusivas e coesas.

Na continuidade do premiado “Costurar Valores”, o Valoriz’Arte privilegia a vertente da sustentabilidade, combatendo o desperdício do que significaria a rejeição dos tecidos para destino final e apostando na reutilização deste precioso recurso.

Com a conclusão do projeto será realizado um encontro/seminário que colocará na ordem do dia os temas da inclusão pela cultura dos cidadãos com necessidades específicas e especiais.

Este projeto é promovido pelo Município de Arganil com a parceria da APPACDM- Unidade Funcional de Arganil e do CEARTE e financiado pela medida Inclusão pela Cultura do Portugal 2030.