Baldios do Concelho reuniram no Auditório da Biblioteca Municipal

A Biblioteca Miguel Torga, recebeu no passado sábado, 7 de Julho, uma reunião de apresentação da COBALCO, Associação Cooperação entre Baldios do Distrito de Coimbra.

Esta Associação sedeada em Coimbra, reúne representantes de diversas unidades de Baldios do Distrito de Coimbra, uma das zonas do país onde os baldios têm mais representatividade e conta nos seus orgãos sociais com Baldios do concelho de Arganil, nomeadamente Monte Redondo, Água d’Alte e Porto Silvado, além de representantes de concelhos vizinhos, como Goulinho (Oliveira do Hospital), Cadafaz (Góis) e Cabril (Pampilhosa da Serra).

Na reunião, onde estiveram presentes vários representantes de Baldios do concelho de Arganil, e que contou com a presença da Vereadora da CM de Arganil, Érica Castanheira, e de Armando Carvalho, Presidente da BALADI, Federação Nacional dos Baldios, foi apresentada e discutida a nova Lei dos Baldios, em vigor desde o ano passado e o que esta representa em termos de responsabilidades e oportunidades para o desenvolvimento local com base no importante património social e ambiental que são as áreas comunitárias.

Esteve também presente o Prof. Luciano Lourenço, Catedrático do Departamento de Geografia da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e membro dos Corpos Sociais da Associação enquanto representante do Baldio do Goulinho. Noutro ponto da agenda além da reunião citada, o Professor Luciano Lourenço, que colabora com o Município de Arganil em vários projectos em curso, prestou também a sua colaboração numa “aula de campo”, uma visita ao terreno a vários sítios de interesse geológico em que participaram também as alunas bolseiras da Universidade de Harvard, que se encontram actualmente na aldeia da Benfeita a estudar e planear acções de valorização dos socalcos.