Densoexpo

DENSO| I Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra

Siga a nossa sugestão:

De 14 de março a 6 de abril visite a DENSO – I Mostra Cultural e Artística da Região de Coimbra, patente no Centro Cultural Penedo da Saudade.

Trata-se de uma iniciativa do Politécnico de Coimbra – IPC e da CIM Região de Coimbra, em parceria com o projeto @GIR – Gabinetes de Inovação Social, inaugurada no dia 14 de março, momento no qual o Município de Arganil se fez representar pela sua Vice-Presidente, Paula Dinis.

O concelho de Arganil integra esta Mostra Cultural, com várias publicações editadas pelo Município, para além de participação com obras dos artistas plásticos do concelho, António Melo e Mário Vitória.

Durante o período da Mostra terá ainda a oportunidade de assistir a iniciativas muito diversificadas conforme consta do Programa:

14 MARÇO 15h30
Inauguração da Exposição de obras de artistas dos municípios da CIM RC, com curadoria de Bartolomeu Paiva, Cristina Faria e Nuno Chuva Vasco, que estará patente de 14 de março a 06 de abril de 2023

16 MARÇO 18h00
“Quinta com curtas – Marmostra no Centro: uma extensão da mostra de curtas-metragens da Praia da Tocha”: Wildlings – Tiago Cerveira – 13’ 00’’ – Portugal – Sinopse – A escolha de uma vida alternativa, em contacto com a Natureza, nas serranias do centro de Portugal. O Velho e o Mar – Maria João Sérgio – 5’ 20’’ – Portugal – Sinopse – Adaptação em animação stop-motion do conto de Hemingway. Radyu Qalib – Gil Ramos – 13’ 38’’ – Portugal – Sinopse – Dilemas de sustentabilidade da pesca na Mauritânia. System – Ramazan Demir – 4’ 58’’ – Turquia – Sinopse – Quando o sistema destrói todos os recursos naturais, é chegada a hora da mudança. Lanço de Xávega – Ir ao Mar – António José Cravo – 14’ 55’’ – Portugal – Sinopse – Acompanhamos a ida ao mar dos pescadores de arte xávega da praia da Torreira, num registo em cinéma vérité.
Curadoria: Paulo Delgado e Paulo Fajardo

17 DE MARÇO 18h00
Apresentação do livro de poesia “O Sol incendeia o alarido das cigarras”, de António Canteiro (poeta de Cantanhede), com ilustrações e capa de Silva Pessôa; apresentação de Teresa
Carvalho; integra uma exposição efémera das aguarelas de Silva Pessôa que ilustram o referido livro. Colaboração de Paulo Soares na Guitarra de Coimbra.

21 DE MARÇO 18h00
Dia Mundial da Poesia – “Roda de Poesia”, com os poetas da Figueira da Foz – António Ambrósio, João Iglésias e Ana Mónica Silva – e de Arganil – Avelino Pedroso e Otília Henriques.
Moderação de Natália Pires docente da Escola Superior de Educação de Coimbra.

29 DE MARÇO 18h00
“Conversa de Viajantes”, com Isabel Craveiro, sob o “Projeto Artéria”, projeto de uma rede de programação cultural regional para agentes/ estruturas oriundas de 8 cidades e respetivos
concelhos da região Centro – Belmonte, Coimbra, Figueira da Foz, Fundão, Guarda, Ourém, Tábua e Viseu.

31 DE MARÇO 18h00
Exibição do filme “Terra Queimada”, de Paulo Fajardo (Mealhada)

6 DE ABRIL 18h00
“Música ao Centro” – Tradições musicais da Quaresma – Grupo Etnográfico de Arzila e Grupo das Quintas, de Vila Nova de Poiares