Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo” – Arganil

Data Inicial: 17-06-2018 21:00H
Data Final: 17-06-2018
Localidade: Arganil

 

O festival literário Internacional do interior “PALAVRAS DE FOGO” é uma iniciativa da ARTE-VIA Cooperativa Artística e Editorial que reúne no período de 15 a 19 de junho um conjunto de eventos culturais em vários concelhos entre os quais o Município de Arganil.

O Festival tem início no dia 15 de junho com a cerimónia inaugural a decorrer no Município de Castanheira de Pera e termina no Município de Oliveira do Hospital com cerimónia de encerramento.

Em Arganil, no dia 17 de junho no Edifício da Cerâmica Arganilense vai decorrer pelas 21h00 um painel intitulado “A ARTE E A CULTURA COMO REANIMADORES DE UMA REGIÃO E DE UM POVO”.

Este painel conta com a presença de um conjunto de escritores de relevo na área da literatura e da cultura constituindo certamente um motivo de grande interesse pela sua dimensão nacional e internacional.

Estará presente  Yao Feng, escritor nascido em Pequim, é actualmente Professor Auxiliar no Departamento de Português na Universidade de Macau. Tem várias obras de poesia publicadas em português.

Do painel fará parte José Luis Peixoto é outro escritor presente neste painel. Autor de grande destaque na Literatura Portuguesa contemporânea. Em 2007 foi-lhe atribuído o prémio Literário José saramago, para além de outras distinções em Portugal e no estrangeiro.

Contamos também com a presença de Prabda Yoon, nascido em Bangkok, é escritor, cineasta, artista e tradutor. Agraciado com vários prémios literários internacionais tem a sua obra traduzida para japonês.

Ana Filomena Amaral escritora natural de Avintes é autora de 11 obras publicadas entre ficção e investigação histórica. Publicou recentemente nos estados unidos da américa “Vaulted home. Those who cheated death” e também “Maria de Lourdes Pintassilgo – os anos de Juventude Universitária Católica Feminina”. Editou em 2017, no Brasil o primeiro livro da triologia Mãe Nossa” com o título “Diretor”.

Hélder Beja, autor, editor, repórter. Como jornalista trabalhou para vários meios de comunicação. Em 2012 venceu o concurso de contos do jornal Macau Daily Times. É colaborador da revista LER.

Esta iniciativa terá ainda a participação de Miguel Neves ao Piano, terminando com uma ceia onde se degustarão produtos endógenos.

Dia 17 de Junho no Edifício da Cerâmica Arganilense, pelas 21h00. Não falte!