• Este evento já decorreu.

X Feira Medieval de Arganil

3 Maio, 2019 @ 10:00 - 4 Maio, 2019 @ 23:00

PROGRAMA:

Sexta-Feira

10h00 | Abertura do mercado e aclamação dos termos de aceitação da tenência de El- Rei D. Diniz sobre o reino do Garb Al’ Andaluz conforme o Tratado de Badajoz firmado ainda em vida de seu pai, El-Rei D. Afonso III e o seu avô, El-Rei D. Afonso X do reino de Leão.

10h30 | Cortejo Régio com El Rei D. Diniz pelas ruas do Burgo, sendo recebidos por Fernão Rodrigues Redondo e Marinha Afonso de Arganil, enquanto nubentes.

11h00|Ataque Viking! Os camponeses são atacados por vikings e têm que pedir protecção ao Senhor de Arganil, Randulfo Soleimás- pelos alunos da Escola Professor Mendes Ferrão, Coja

11h30 |Anúncio dos banhos para o esposamento de Fernão Rodrigues Redondo e Marinha Afonso de Arganil, aprazando-se as assinaturas do contrato nupcial e os termos de acolhimento para Pombeiro.

12h00 | Danças medievais- Escolas do 1.ºciclo (Coja, São Martinho da Cortiça, Sarzedo, Pomares e Pombeiro da Beira)

12h30 | Visita do meirinho, almotacem e alvazil às tendas dos mercadores para verificação dos pesos e das medidas da Vara, do Côvado e do Palmo, fazendo-se acompanhar pela milícia de homens de armas do almoxarife.

13h00 | Comeres e beberes nas tabernas e locandas do burgo | Encontro de trovadores. Cantigas de amigo e de maldizer.

14H00 | Danças medievais- Escolas 1.ºciclo (EB1 de Arganil)

14H30 | Danças medievais Escolas-alunos do 2.º ciclo da Escola EB 23 de Arganil

15h00 | El-Rei D. Diniz acolhe a embaixada de gentis homens mouros, moçárabes e sarracenos berberes que subiram do Reino do Garb Al’Andaluz em preito de vassalagem ao monarca.

15h30 | As Bodas de Fernão Rodrigues Redondo e Marinha Afonso de Arganil | as arras e dotes dos esponsais

16h00 | As bailias e folguedos dos nubentes senhoriais e comitiva de fidalgos

Desfile de trajes (primeira parte)

16.30 |Teatro de rua «A Capela de S. Pedro» – alunos do curso de CEF- Cuidadores de Crianças e Jovens

18h00 | A ceia da arraia miúda| Comeres de sabor tradicional e beberes de aroma nas tabernas e locandas do terreiro

19H00| Entrega dos Prémios do Concurso das Montras Medievais

19h30 | Deambulação de músicos e malabaristas

22h30 | Teatro de Fogo | Uma taberna virada do avesso

23h00 | Encerramento dos festejos e ronda dos aguazis e beleguins

Sábado

10H00 | Abertura do Mercado | Artesãos e Mercadores iniciam as suas atividades de comércio

11h00 | Arruada de trovadores e menestréis

12h30 | Comeres de sabores tradicionais e beberes de antanho nas tabernas

14h00 | Visita do Meirinho e do Almotacem à Feira | aferição dos pesos e medidas nos tendeiros, almocreves e carroças de bufarinheiros.

15h00 | Cortejo pelas ruas do burgo em honra dos esponsais senhoriais

15h30 |A poesia trovadoresca no reinado de D. Dinis e a influência provençal | As cantigas de amigo e as cantigas de amor.

16h00 | Acolhimento e agasalho dos peregrinos de Santiago de Compostela

17h00 | Manda El-Rei D. Diniz que a língua portuguesa seja doravante usada em todos os documentos oficiais do Reino.

17h30 | Comeres e beberes com rústicos sabores de antanho nas tabernas e locandas 18h00| Leitura dos termos em que foi redigido o Tratado de Alcanizes, apartando-se as terras raianas entre os reinos de Portugal e de Leão e Castela, segundo foi acordado por El-Rei D. Diniz e seu primo, o soberano leonês. Festejos e folguedos

19h00 | El-rei D. Dinis agradece a todos os que vieram por bem a mercar e a folgar nestes terreiros, assim Deus Nosso Senhor seja louvado no merecimento e defesa destes reinos.

19h30 | Desfile de trajes (parte II)

20h00 |Deambulações pelas pracetas dos contadores de histórias

21h00 | Espetáculos de Música Sarracena e Danças Mouriscas

21H30| Entrega dos Prémios do Desfile dos Trajes

22h00 | Teatro de Fogo| Ramboiada mourisca

23h00 | Salva de Colubrinas pelos Beleguins e encerramento da jornada

O Município de Arganil, numa parceria com o Agrupamento de Escolas de Arganil, levará a efeito nos dias 3 e 4 de maio, a 10ª edição da Feira Medieval de Arganil, que este ano nos remete para “Os Esponsais Senhoriais”, com o intuito de assinalar e celebrar o casamento entre Fernão Rodrigues Redondo e Marinha Afonso de Arganil, fundadores da Capela de São Pedro e senhores de Arganil durante o reinado de D. Dinis

Não só celebrando este contrato nupcial, mas também todas as cerimónias festivas que antecedem o ato do casamento, evidenciar-se-ão todas as mercadorias, manjares, atividades económicas e habilidades das gentes de Arganil através de barraquinhas distribuídas entre a Praça Simões Dias, Rua Oliveira Matos, largo do Pelourinho e largo do Campanário, que envolverão não só a comunidade escolar do Agrupamento de Escolas como as Associações do Concelho de Arganil.

Como vem sendo habitual realizar-se-á o já costumado Concurso de Montras Medievais, que anualmente desafia a criatividade e a capacidade de viajar no tempo dos comerciantes, enriquecendo assim o cenário de época que se pretende propagar. Como novidade, para além do alargamento desta Feira para dois dias, realizar-se-á um Concurso de Trajes Medievais, com o intuito de premiar as melhores indumentárias de época.

3 Maio, 2019 @ 10:00
Fim: