Sessão de esclarecimento sobre o Brexit elucida comunidade britânica de Arganil

• Brexit

A Biblioteca Municipal Miguel Torga recebeu no passado dia 21 de fevereiro, no seu Auditório, uma sessão de esclarecimentos e informações sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, ou Brexit, direcionada à comunidade britânica a residir no concelho de Arganil, tendo nela participado cerca de meia centena de britânicos.

Este encontro, via Skype, foi o primeiro realizado em Portugal e foi mediado entre o Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAIM) de Arganil e o Consulado Britânico em Portugal, com a participação da Cônsul britânica Simona Demuro, da Vice-Cônsul, Gillian Herculano e do oficial Regional de Política Consular, Lorna Geddie a partir de Madrid.

Presente esteve também o Vereador da Ação Social, Luís Almeida, que abriu a sessão sublinhando a importância da comunidade britânica para o concelho, considerando-a parte integrante da comunidade local. Aproveitou para apresentar os rostos do atendimento e acompanhamento técnico do CLAIM, que funciona nas instalações do Balcão Único do Município de Arganil, às 2ª e 5ª Feiras, das 9h:00m – 12h:30m.

Entre algumas dúvidas e incertezas sobre o Brexit, foram abordados e esclarecidos temas como os direitos de residência, o acesso aos cuidados de saúde e educação, entre outros.