290 ninhos de vespa asiática destruídos no concelho de Arganil em 2020

O concelho de Arganil encerrou o ano de 2020 com 290 ninhos de Vespa velutina (ou asiática) eliminados, registando-se uma redução de 39% de ocorrências relativamente a 2019. Esta diminuição do número de ninhos presentes no território e respetiva desativação das colónias ao longo do último ano é resultado do intenso e continuado trabalho de combate a esta espécie invasora realizado pela autarquia, que foi reforçado no terreno pelas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) das corporações de bombeiros de Arganil e de Côja no início do ano passado.

Esta contundente resposta à presença da vespa asiática no concelho e ao seu enorme potencial de propagação foi complementado com a instalação de uma rede de 350 armadilhas por todo o concelho, entre março e abril, para atração de vespas fundadoras, permitindo reduzir não só a quantidade de ninhos a neutralizar durante o resto do ano como os impactos gerados por estas colónias para a população e ecossistemas. A distribuição das armadilhas, foi feita de acordo com os locais onde foram detetados ninhos durante o ano de 2019.

Desde que o primeiro caso foi detetado no território, em 2016, foram eliminados 735 de ninhos de vespa asiática. Até então, o Município de Arganil destinou cerca de 25 mil euros à eliminação desta espécie invasora, 18.500,00€ dos quais foram investidos em 2020.

“Os esforços que temos empenhado no combate a esta problemática tem dado frutos, e isso reflete-se não só na expressiva redução deste tipo de vespa no concelho como no aumento da eficácia e prontidão na desativação dos ninhos”, sublinhou o presidente da Câmara, Luís Paulo Costa, informando que com três equipas no terreno o tempo médio de resposta às solicitações das pessoas no último ano diminuiu para 3 dias.

A rapidez na desativação do ninho revela-se de máxima importância para o controlo da vespa asiática, por se reduzir o tempo de vida da colónia e impedir a sua proliferação, mitigando as consequências para os setores mais afetados por este problema, como o agrícola, o floresta e, em particular, o da apicultura, por se tratar de uma espécie carnívora e predadora de abelhas.

A localização dos ninhos eliminados em 2020 pode ser visualizada no mapa ao abaixo. Em breve, serão instaladas novas armadilhas  nos locais onde foram detetados ninhos nos últimos 12 meses, com o objetivo de capturar as fêmeas fundadoras antes da formação de novos ninhos, evitando a reprodução e o aumento da população de vespa asiática.