“A Cor do Natal” – uma exposição ANACED na Sala de Exposições Temporárias Guilherme Filipe

Está patente na Sala de Exposições Temporárias Guilherme Filipe, até ao dia 31 de Dezembro, a exposição A Cor do Natal pela ANACED.

A Exposição de Pintura e Desenho A Cor do Natal é composta por 60 desenhos e pinturas da autoria de pessoas com deficiência de todas as idades, realizadas no âmbito das sete edições do Concurso Nacional de Postais de Natal promovido pela ANACED entre 2003 e 2009.

Este Concurso teve como objetivos abrir um espaço de participação ativa às pessoas com deficiência, através da expressão plástica e convidar entidades públicas e privadas de todo o País a elegerem entre as propostas apresentadas, uma ou mais para os seus Postais de Natal, de forma a dar visibilidade às capacidades destas pessoas.

Os trabalhos representados nesta exposição revelam a criatividade e o talento dos seus autores, transportando-nos para uma recriação original dos símbolos do Natal que sugerem mensagens de solidariedade e aceitação.

A ANACED – Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência – organiza anualmente exposições coletivas e/ou individuais com o objetivo de promover e dar visibilidade ao potencial criativo dos artistas com deficiência, chamando a atenção dos responsáveis e público em geral para as capacidades e potencialidades destas pessoas e simultaneamente, integrá-los no circuito artístico nacional e facilitar a sua integração social.