ABAE distingue Arganil com galardão “Município Eco XXI” pelo 5º ano consecutivo

O Município de Arganil foi uma vez mais premiado com o galardão “Município ECOXXI” na Cerimónia de Entrega e Divulgação dos resultados da Candidatura à Bandeira Verde ECOXXI, que decorreu em Santo Tirso. Uma distinção alcançada pelo 5º ano consecutivo e que vem reconhecer a política de desenvolvimento sustentável que tem vindo a ser construída e dinamizada pela Câmara Municipal de Arganil.

A iniciativa, da responsabilidade da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade a nível municipal, através da avaliação de 22 indicadores nas áreas ambiental, social e económica. A distinção é atribuída aos municípios que obtenham um índice ECOXXI igual ou superior a 50%, sendo que Arganil contou este ano com um índice global de 63,5%.

Arganil é assim reconhecida como um dos 54 municípios mais sustentáveis do país, pelas boas práticas realizadas em prol do desenvolvimento sustentável, demonstradas na concretização de medidas, ações e políticas de sustentabilidade, que lhe conferem o direito a hastear a Bandeira Verde.

Relembra-se que o ECOXXI é um programa de educação para a sustentabilidade, implementado em Portugal pela ABAE desde 2005, dirigido principalmente aos técnicos e decisores dos municípios considerados agentes privilegiados de promoção do desenvolvimento sustentável a nível local. A cerimónia ECOXXI acontece anualmente para divulgar os resultados da avaliação das melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal. Nesta cerimónia é entregue a Bandeira Verde ECOXXI, um símbolo de sustentabilidade conferido aos municípios que desenvolvam ao longo do ano medidas, iniciativas e boas práticas de acordo com os indicadores do programa, trabalhando assim para um futuro mais sustentável na sua comunidade.