Trabalho de parceria entre o Município de Arganil e Universidade de Harvard apresentado na Cerâmica Arganilense

«O Canário na Mina: Incêndios e comunidades rurais no interior de Portugal» é o título do livro da autoria de Sílvia Benedito, docente da Universidade de Harvard (EUA), que será apresentado no dia 9 de outubro, na antiga Cerâmica Arganilense, pelas 10 horas.

Integrada no lançamento da obra está a inauguração da exposição com o mesmo nome, que ficará patente naquele edifício municipal até ao dia 31 de outubro. Os trabalhos apresentados, desenvolvidos no Departamento de Arquitetura Paisagista na Universidade Harvard, com a colaboração do Município de Arganil, refletem uma variedade de cenários interdisciplinares e metodologias de trabalho focados no desenho da paisagem do concelho de Arganil e da região.

O programa completo deste evento inclui ainda uma visita guiada ao capril dos Baldios de Cepos e Casal Novo, bem como a algumas áreas que estão a ser geridas no âmbito do Projeto Floresta da Serra do Açor. Durante a tarde serão apresentados diferentes projetos de intervenção na paisagem  e serão debatidas as dificuldades e oportunidades que permitirão alavancar estas e outras intervenções no futuro. Esta sessão será presidida pela Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira.

Esta parceria estabelecida entre a autarquia e a Universidade Harvard remonta a 2018 e tem como objetivo desenvolver um conjunto de estratégias de desenvolvimento de uma paisagem mais resiliência, eficiente e sustentável no território de Arganil e nas várias aldeias afetadas pelos incêndios de 2017.

Tendo presente que não existem soluções simples para problemas complexos no que diz respeito à gestão da paisagem e ordenamento do território, a autarquia tem vindo a reforçar a colaboração com instituições de ensino superior e centros de investigação, quer ao nível da participação em projetos de I&D, quer ao nível da transferência de conhecimento.

Confirmação de presença:

Por motivos de saúde pública relacionados com a Covid-19, a participação neste evento carece de confirmação até ao dia 6 de outubro, através do contacto de e-mail: geral@cm-arganil.pt.

O Canário na Mina – PROGRAMA



Artigos Relacionados