Abertura das candidaturas ao Programa de Desenvolvimento Rural Ação 3.1.1 – Jovens Agricultores e Ação 3.2.1 – Investimento na exploração agrícola

O PDR 2020 tem instrumentos de política que contribuem para contrariar a trajectória de envelhecimento e de perda do tecido social agrícola e rural, procurando aumentar a atratividade do sector agrícola aos jovens, através de um apoio aos que se instalam pela 1ª vez na atividade, promovendo o investimento, a transferência do conhecimento e incentivo à organização da produção.

Neste âmbito, encontra-se a decorrer os apoios previstos para os jovens agricultores no Programa de Desenvolvimento Rural (PDR) 2020, esta ação prevê o apoio aos jovens agricultores que se instalem pela primeira vez numa exploração agrícola com um prémio que varia entre os 15.000 euros e os 31.250 euros desde que apresentem um investimento mínimo no plano empresarial de 55.000 euros.

O prémio à instalação passa também a abranger o sector do vinho que antes não era elegível. Podem também aceder à ação do PDR 2020 3.2. Investimento na Exploração Agrícola onde terão taxas de apoio que podem ir até aos 60%.

Para serem elegíveis, os agricultores devem ter entre 18 e 40 anos; investir, no mínimo, 55 mil euros na exploração agrícola e ter «formação agrícola adequada» ou comprometer-se a adquiri-la posteriormente. Os jovens agricultores terão acesso específico e prioritário aos apoios ao investimento bem como taxas de apoio superiores (majoração).

A portaria nº31/2015, que especifica as regras de acesso aos apoios, entrou em vigor a 13 de Fevereiro, sendo que os interessados podem candidatar-se de 23 de Fevereiro até 30 de Abril de 2015.
Para mais informações poderá consultar a legislação em www.balcao.pdr-2020.pt ou contactar o gabinete Arganil + Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal, que prestará todo o apoio na elaboração de candidaturas a esta medida através do e-mail arganil+desenvolvimentoeconomico@cm-arganil.pt ou do telefone 235200210.