Flyer Boleia Humana Final 1

Ação “Boleia Humana” leva crianças a pé até à escola

No próximo dia 21 de abril, Arganil recebe a atividade “Boleia Humana”, atividade que neste dia vai decorrer simultaneamente nos 9 Municípios da CIMRC que aderiram e que, para além de promover a sustentabilidade e estilos de vida saudáveis, tem como principal desígnio promover a mobilidade segura das crianças no seu trajeto diário para a escola.

Por constituir um estabelecimento de ensino com maior polução escolar a ser transportada, com local de origem em alguns pontos de paragem na própria sede do concelho, foi escolhida para o efeito, a Escola Básica do 1º Ciclo de Arganil.

Assim, no dia 21 de abril, nos pontos de paragem junto ao Intermarché, Centro Empresarial e Tecnológico de Arganil (CETA) e Sub-Paço, vão estar colaboradores/vigilantes da autarquia identificados e, responsáveis por acompanhar os grupos de crianças desde os pontos de origem até à escola, num percurso totalmente pedonal e seguro.

Sendo facto assumido que existem obstáculos à livre deslocação das crianças no espaço público, desde logo as barreiras físicas criadas pela envolvente rodoviária, os trajetos casa-escola são muitas vezes encarados pela comunidade como inseguros e pouco adaptados à utilização de formas mais saudáveis e sustentáveis de deslocação, como o são, andar a pé ou de bicicleta. Neste sentido esta ação tenciona sensibilizar, analisar e repensar o espaço público e a sua utilização, identificando os principais obstáculos à mobilidade autónoma das crianças, na perspetiva de aumentar e melhorar a mobilidade no espaço público e, ao mesmo tempo promover a motricidade.

Enquanto principais agentes para a mudança e constante melhoria da segurança rodoviária para as crianças no seu percurso para a escola, o Município de Arganil apela à participação da comunidade escolar nesta importante ação.

Por um espaço público mais agradável, acessível e onde há lugar para todos, vamos colaborar!

Consulte os pontos de encontro e os percursos aqui