ADIBER mantém abertas até 30 de maio as candidaturas à Componente “Cadeias Curtas” – apoio aos produtores locais

Encontram-se neste momento abertas e a decorrer até 30 de Maio do presente ano, as candidaturas à componente Cadeias Curtas, nos termos do previsto no anúncio de abertura com o código n.º 001/ADIBER/10214/2020, publicado em 3 de Março de 2020 e posterior aditamento publicado em 8 de Abril de 2020, documentos aos quais poderá aceder através do site da ADIBER.

É objetivo deste anúncio concorrer para fazer face às consequências inerentes ao cenário de pandemia que vivemos e da qual resultaram fortes limitações ao funcionamento dos mercados físicos de proximidade, o que se tem vindo a refletir na atividade dos produtores locais. Desta forma, o PDR 2020 pretende apoiar projetos que ajudem e facilitem o escoamento de produtos de pequenos produtores, através da criação de canais seguros e adequados para a venda das suas mercadorias.

Em concreto são elegíveis as seguintes tipologias de investimentos, de valor igual ou superior a 500€ e inferior ou igual a 50.000€:

a) Armazenamento, transporte e aquisição de pequenas estruturas de venda;

b) Ações de sensibilização e educação para consumidores ou outro público-alvo;

c) Desenvolvimento de plataformas eletrónicas e materiais promocionais;

d) Ações de promoção e sensibilização para a comercialização de proximidade junto de núcleos urbanos que permitam escoar e valorizar a produção local;

e) Deslocações dos produtores aos mercados locais, entregas em pontos específicos e aquisições de serviços associados;

f)Adaptação e apetrechamento de infraestruturas existentes, para pontos específicos, no âmbito de cadeias curtas.

Para ficar a saber mais, pode consultar abaixo o referido Aviso, respetivo Aditamento e Orientações Técnicas Específicas e demais legislação aplicável. Pode ainda contactar a ADIBER através do endereço eletrónico geral@adiber.pt ou do telefone 235 772 538.

Aviso

Aditamento ao Aviso

 OTE – Orientação Técnica Especifica relativa à Operação 10.2.1.4 – Cadeias Curtas e Mercados Locais (Componente Cadeias Curtas) do PDR2020