Agentes turísticos do concelho reúnem e debatem retoma do setor em Arganil

O Município de Arganil promoveu no passado dia 23 de junho, uma reunião no Auditório da Biblioteca Miguel Torga, em Arganil, com os responsáveis por empresas de turismo (empreendimentos turísticos , alojamento local e animação turística)  do concelho, cujo principal propósito foi dar a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido e, por outro lado, saber de viva voz quais as preocupações e medidas adotadas face ao atual contexto de retração económica resultante da pandemia.

Com a presença da  Srª Vice Presidente, Dr.ª Paula Dinis, foi dado início à reunião, agradecendo aos presentes a sua presença e aos que por motivos de compromissos já assumidos não puderam comparecer.

Através de uma abordagem genérica das diferentes áreas do Turismo, foi feita uma apresentação destacando as potencialidades do nosso Turismo de Natureza, através dos percursos pedestres, percursos de BTT, a nossa área Protegida da Mata da Margaraça , a nova actividade disponível de Birdwatching, as Praias Fluviais e zonas Balneares; também o Turismo do Património, salientando a Capela de S. Pedro, estação Arqueológica da Lomba do Canho, as gravuras rupestres e o Centro de Interpretação de Arte Rupestre, são só alguns dos exemplos , tendo sido apresentado o respectivo calendário de visitas.

Foi ainda mencionada a abertura para breve dos Núcleos Museológicos de Arqueologia e Etnografia, que se encontram em fase de conclusão, alargando assim o leque de oferta turística, sendo estes importantes espaços de preservação da nossa história e da nossa memória.

Todos os participantes manifestaram a sua opinião, deram os seus contributos, manifestaram as suas preocupações, tendo-se revelado uma reunião muito profícua, evidenciando que o diálogo e proximidade são essenciais numa área tão importante , e que exige o forte envolvimento de todos os parceiros.

Finalizando a Srª Vice-Presidente, Drª Paula Dinis, congratulou-se pelo espírito e propósitos manifestados, com um objetivo comum, a forte aposta na retoma do setor do Turismo.