Agrupamento de Escolas de Arganil recebe quarenta professores e alunos italianos no âmbito de intercâmbios europeus

 

No âmbito de uma candidatura europeia apresentada pelo Gabinete de Relações Externas e Sinergias, coordenado por Ana Filomena Amaral, o Agrupamento de Escolas de Arganil participa em dois intercâmbios escolares com duas escolas italianas de Lavello, do distrito de Potenza, Itália. O primeiro intercâmbio tem como tema “Identidade, Socialização e competências linguísticas- Intercâmbio de estudantes com uma escola europeia”, e visa dar a conhecer a evolução dos diversos modos de fabrico de vários produtos como o pão, o queijo, as roupas, etc. Neste contexto, os alunos, portugueses e italianos, prepararam um filme, com entrevistas, histórias, documentários, a ser apresentado em Itália, e em Portugal, no momento do intercâmbio. A escola italiana responsável por este projeto é o Istituto d’Istruzione Secondaria Superiore “G.Solimene”,  e o seu coordenador, o professor Antonio Salvattore.
O segundo intercâmbio é com o Liceu Clássico de Lavello, intitula-se “Vamos encontrar-nos cara a cara”, e visa promover o contacto entre os jovens, para que eles possam experienciar novas realidades, conhecer novas culturas, novos sistemas de ensino e, sobretudo, desta forma, concretizar o ideal europeu de uma Europa para os cidadãos e dos cidadãos. A coordenadora do grupo italiano é a professora Maria Libera Monteleone. Cada grupo de alunos, portugueses e italianos devem apresentar trabalhos relacionados com a promoção da sua região, nas suas mais diversas vertentes e em vários suportes.
Os estudantes portugueses visitaram os seus colegas italianos em janeiro e fevereiro, durante dez dias e, neste momento, são os seus anfitriões em Arganil, recebendo-os em suas casas, tal como foram recebidos nas deles, e cumprindo um intenso programa de visitas a várias cidades: Lisboa, Sintra, Coimbra, Guimarães, como capital europeia da cultura em 2012 e, claro, ao concelho de Arganil.

No dia 24 de Fevereiro, foram recebidos nos Paços do Concelho pelo Presidente da Câmara de Arganil que lhes deu as boas-vindas a Arganil e ofereceu algumas lembranças da Região.