Aldeias Históricas assumem compromisso de atingir a neutralidade carbónica

• Aldeias Históricas

A vice-presidente da Câmara Municipal de Arganil, Paula Dinis, e o presidente da Junta de Freguesia do Piódão, José Lopes, participaram na sessão de assinatura do acordo que pretende tornar as Aldeias Históricas de Portugal no primeiro destino turístico português neutro em carbono.

O projeto “Rumo à Neutralidade Carbónica” reflete o compromisso com a sustentabilidade, assumido pela aldeia do Piódão, localizada no concelho de Arganil, e pelas restantes 11 Aldeias Históricas de Portugal.

Assinaram o acordo a Aldeias Históricas de Portugal – Associação de Desenvolvimento Turístico, a ADENE – Agência para a Energia, a E-REDES e a Greenvolt Comunidades. A cerimónia teve lugar em Idanha-a-Velha, no dia 17 de março.

O objetivo passa por compatibilizar as mudanças associadas à carbonização com a manutenção da identidade de cada aldeia histórica. Trata-se de um processo colaborativo, que resultará da capacidade de atuação transversal, no espírito da circularidade, transição energética e neutralidade carbónica como ato de responsabilidade.

Durante a cerimónia, as Aldeias Históricas de Portugal assinaram, de igual modo, o Pacto de Autarcas em Matéria de Clima e Energia. A celebração deste protocolo tem como finalidade a promoção da sustentabilidade, transição energética e eficiência de recursos destas aldeias, rumo à neutralidade carbónica e à classificação de Aldeias Históricas Sustentáveis.

A cerimónia contou com intervenções da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, e da Secretária de Estado da Energia e Clima, Ana Fontoura Gouveia, que sublinharam a importância deste projeto para o desenvolvimento sustentável de Portugal.