Aniversário das Bibliotecas

• Aniversário das Bibliotecas 2018 (4)

• Aniversário das Bibliotecas 2018 (2)

• Aniversário das Bibliotecas 2018 (1)

• Aniversário das Bibliotecas 2018 (7)

• Aniversário das Bibliotecas 2018 (3)

• Aniversário das Bibliotecas 2018 (6)

• Aniversário das Bibliotecas 2018 (5)

• Aniversário das Bibliotecas 2018 (8)

• Aniversário das Bibliotecas 2018 (9)

• Aniversário das Bibliotecas 2018 (10)

• Aniversário das Bibliotecas 2018 (11)

• Aniversário das Bibliotecas 2018 (12)

O aniversário das Bibliotecas de Arganil foi festejado durante quatro dias, com um programa variado que atraiu à Biblioteca Municipal públicos diversos: crianças, adolescentes, jovens, adultos conforme o programa decorria e as actividades se sucediam.

A festa do aniversário começou no dia 4 de dezembro, com a apresentação do livro “No meu tempo”, que regista o trabalho de parceria entre as BE do 1º CEB, CLDS+inclusivo, IPSS do Concelho e ainda avós que se disponibilizaram a colaborar neste interessante trabalho intergeracional.

À noite, comemorou-se o aniversário nas palavras da Vice-presidente, Paula Dinis e da Directora do Agrupamento de Escolas, Anabela Soares e nas memórias que o documentário sobre o percurso da Rede de Bibliotecas foi mostrando. O Duo Oblivion criou um momento musical de alta qualidade que encantou os presentes.

Por fim, como acontece em todos os aniversários, deram-se os parabéns às Bibliotecas, apagaram-se as velas e degustou-se o saboroso bolo comemorativo.

Na manhã do dia 5 realizou-se o encontro da escritora Ana Luísa Pais com os adolescentes que frequentam o 5º ano do 2º ciclo.

A conversa sobre os problemas que cada vez mais precocemente preocupam os adolescentes deixou a assistência rendida à escritora e aos seus livros.

À noite, professores e bibliotecários reuniram-se numa Tertúlia para falar sobre o percurso das Bibliotecas em Arganil: testemunhos, análise e reflexão. Uma conversa em que se falou do passado, mas onde o presente e o futuro marcaram a noite.

No dia 6, a festa continuou com os encontros da escritora Alice Cardoso com as crianças que frequentam o 1º CEB.

Muita alegria, muitas histórias e muitos livros, durante as oito sessões que decorreram nos dias 6 e 7 de dezembro.

À noite, num ambiente ternurento, as crianças que frequentam o 3º ano do CEB e a sua professora Eugénia Salgado, acompanhados dos seus pais, encantaram com as suas leituras tão bem feitas.

Em seguida os Gorgulhos – Teatro na Serra, apresentaram a peça A REFORMA DO PAI NATAL contagiando todos os presentes na alegria que sempre transmitem nas suas peças.

No dia 7, a Festa terminou com a apresentação do livro “Contos de Natal” de José Ramos Mendes.Uma cerimónia repleta de significados, na qual o calor da amizade e do amor marcou as palavras que ao longo da noite foram sendo ditas pela família e pelos amigos.

Com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Luís Paulo Costa, e da Directora do Agrupamento de Escolas, Anabela Soares, a apresentação do livro esteve a cargo do honroso convidado Pedro Pereira Alves, que falou do livro, do amigo e de vivências que marcaram a vida de tantos jovens, em tempos difíceis da nossa história comum.

Seguiram-se leituras do livro pelos netos do autor, Henrique e Duarte. João Bilha presenteou o auditório com comoventes leituras de amizade e reconhecimento. A cerimónia terminou com o Coro da Paróquia de Arganil que brindou os presentes com três belas interpretações do seu reportório.