Apresentação da 40.ª FICABEIRA e Feira do Mont’Alto 2023

•  Mg 8042
  •  Mg 8027
  •  Mg 8035

Foi apresentada, esta quarta-feira, a 40.ª da FICABEIRA – Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e Feira do Mont’Alto 2023, que decorre entre os dias 6 e 10 de setembro, no Parque Verde Urbano do Sub-Paço, em Arganil.

Esta edição marcante de um dos maiores e mais antigos certames da região assume um cariz solidário. O acesso ao recinto será pago (2€/3€ | 10€ bilhete geral | entrada gratuita até aos 12 anos) e a receita obtida nos cinco dias do evento vai reverter, na íntegra, para APPACDM – Unidade Funcional de Arganil, destinando-se a comparticipar a construção da Casa dos Afetos, no centro da vila de Arganil.

“O objetivo é vendermos, pelo menos, 10 mil entradas gerais, porque, se o conseguirmos, teremos um contributo muito significativo para este projeto da Casa dos Afetos, e será mais fácil concretizá-lo”.

Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil

O Município de Arganil associa-se à APPACDM – Unidade Funcional de Arganil, para ajudar a erguer este Lar Residencial para pessoas com deficiência intelectual, cuja nobre missão passa por trazer mais tranquilidade e oportunidades a estes utentes e às suas famílias, promovendo a sua autonomia pessoal e social.

Durante a sessão de apresentação do certame à imprensa, o presidente da Câmara revelou-se confiante no espírito solidário e na generosidade não só dos arganilenses, que tão bem conhecem este projeto, mas também de todos os que nos visitam nesta época de festa.

“É para nós uma grande satisfação podermos associar a 40.ª FICABEIRA, nesta que é uma data redonda e também um momento marcante da festa do nosso concelho, à Cada dos Afetos, este projeto tão importante, particularmente para as famílias e para os utentes da APPACDM”, sublinhou Luís Paulo Costa.

Helena Albuquerque, presidente da APPACDM de Coimbra, manifestou a sua gratidão para com Luís Paulo Costa, “que tem sentido esta causa como sua”, e para com toda a comunidade de Arganil. “Este não é um projeto da APPACDM de Coimbra – Unidade Funcional de Arganil; é um projeto de todos os arganilenses, porque todos os arganilenses sentem esta associação como sua”, referiu.

“Mais de 90% das realizações na comunidade de Arganil têm tido o objetivo de ajudar a Casa dos Afetos, o que é extraordinário”, acrescentou Helena Albuquerque, evidenciando a importância da localização do edifício onde será erguida a Casa dos Afetos, propriedade da Câmara Municipal (antiga residência masculina).

“Outro dos aspetos que tornam este projeto único é dispormos de um edifício central, e essa centralidade foi um dos fatores fundamentais para o financiamento deste projeto pela tutela”.

Casa dos Afetos – O projeto de uma comunidade

Este Lar Residencial para pessoas com deficiência intelectual é um sonho que nasceu há cerca de 15 anos e que está cada vez mais perto de se concretizar. Assumirá a função de complemento ao Centro de Atividades de Capacitação para inclusão da APPACDM de Coimbra, a funcionar em Arganil.

Trata-se de uma valência que vai permitir fazer frente a uma realidade que vem ganhando cada vez mais expressão no território e que se prende com a falta de retaguarda familiar destes utentes, dado avançar da idade dos progenitores ou demais cuidadores.

O forte envolvimento da comunidade e o empenho do Município de Arganil permitiu reunir uma verba significativa, mas que fica aquém dos 1,1 milhões de euros necessários para as intervenções que permitem a concretização de tão significativo e representativo desígnio.

Da candidatura ao Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais (PARES 3.0) resultou um incentivo financeiro de cerca de 570 mil euros, prevendo-se que a majoração de 20% aprovado pelo Governo ao abrigo do Programa venha a representar um acréscimo de 114 mil euros ao financiamento já aprovado.

O Município de Arganil e a APPACDM estão expectantes no contributo que a FICABEIRA pode oferecer a este projeto solidário, que chegará ao terreno, previsivelmente, em setembro deste ano.

Cartaz 40a Ficabeira E Feira Do Montalto Arganil 2023 1

A programação completa da 40.ª FICABEIRA e Feira do Mont’Alto 2023 será anunciada em breve.