Apresentação do Portal das Bibliotecas do Concelho de Arganil

• Apresentação do Portal das Bibliotecas do Concelho de Arganil

Foi apresentado hoje, 31 de Janeiro de 2012, o Portal das Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Agradecendo a todos os presentes, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Arganil, Dr.ª Paula Dinis, realçou todo o empenho efetuado para que o projeto fosse concretizado, tendo também salientado a importância de alguns projetos que as Bibliotecas se encontram a realizar, entre os quais, “Nascer a Ler”, “Pais e Filhos”, “As Bibliotecas na 3ª Idade”, “Património Imaterial da Região” e o novo projeto “Bibliotecas ao Domicílio”,, assinalando as Comemorações do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo, sendo este dirigido a pessoas com mobilidade reduzida.
A Dr.ª Ana Maria Cabral, coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares a nível distrital, salientou, na sua intervenção, todo o esforço levado a cabo, desde 2008, na apresentação informática, de todo o trabalho realizado pelas Bibliotecas junto dos seus públicos,  colocando em particular destaque a Rede criada (Autarquia e Agrupamento).

Também a diretora da Escola Secundária de Arganil realçou a importância deste tipo de projetos para a educação das crianças e jovens, uma vez que estes cada vez mais dão maior importância às ferramentas informáticas.
O Presidente da Câmara Municipal, Eng.º Ricardo Pereira Alves, destacou a importância de mais um passo dado pelo Município no sentido da modernidade e facilidade no acesso à Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil, composta pela Biblioteca Municipal Miguel Torga, Biblioteca Alberto Martins de Carvalho e Rede de Bibliotecas Escolares. Afirmou ainda, que mais um passo será dado em breve, com a apresentação da digitalização de A Comarca de Arganil e que o mesmo processo está a ser realizado com o espólio de o Jornal de Arganil. Terminou a sua intervenção com a afirmação de que com todos estes passos “A Cultura está mais próxima de todos”.
Na apresentação, realizada pela Dr.ª Margarida Fróis, coordenadora das Bibliotecas Concelhias, e pelo Eng.º Rui Dias, estagiário PEPAL do Município, foram demonstradas algumas das muitas funcionalidades deste  Portal.

O Portal das Bibliotecas do Concelho de Arganil está disponível no endereço www.bibliotecas.cm-arganil.pt