Apresentação dos resultados do projeto “Alimentar + em Arganil”

• Apresentação dos resultados do projeto “Alimentar + em Arganil”

O Salão Nobre da Câmara Municipal foi palco, no dia 28 de Novembro, da sessão de apresentação dos resultados do “Alimentar + em Arganil”. Dirigida pela coordenadora do CLDS 3G, Dra. Elisabete Oliveira e presidida pela Vice-Presidente da Câmara Municipal, Dra. Paula Dinis, a sessão contou com a presença da presidente do Agrupamento de Escolas de Arganil, Professora Anabela Soares, Dr. Avelino Pedroso, Diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte, Eng.º Ricardo Pereira Alves, Presidente da Assembleia Municipal, Padre Daniel Rodrigues, bem como dos vereadores Eng.º Luís Almeida e Eng.ª Érica Castanheira.

O Projeto “Alimentar + em Arganil” foi um projeto pioneiro na Beira Serra, iniciado pela Passo a Passo em Outubro de 2014, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Arganil, o Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Norte e o Município de Arganil. Este projeto teve como principal objetivo a prevenção do desperdício alimentar nas cantinas escolares, contribuindo para a minimização da carência alimentar das crianças/famílias do concelho, procedendo-se ao reaproveitamento das refeições não consumidas nas cantinas escolares da E.B 1 de Arganil.

Em Novembro de 2015, o projeto “Alimentar + em Arganil” passou a ser desenvolvido pelo CLDS 3G, continuando a ser uma ação cuja entidade executora é a Associação Passo a Passo, sendo que em 2016 o projeto foi alargado à E.B 1 de S. Martinho da Cortiça e à E.B. 1 de Côja.

Importa sublinhar que no âmbito do apoio escolar, entre Novembro de 2015 e Junho de 2017 foram doadas 674 refeições excedentes nos refeitórios escolares que beneficiaram 10 famílias e 12 crianças socialmente carenciadas desde o início do projeto, em 2014.

Na valência de apoio à comunidade, de Outubro de 2016 a Julho deste ano, o “Alimentar + em Arganil” permitiu realizar 769 apoios a 44 famílias carenciadas, o que corresponde a mais de 9900 iogurtes doados.

Para o sucesso do projeto contribuíram em larga escala todos os parceiros envolvidos, nomeadamente entidades e projetos que sinalizam situações de vulnerabilidade e distribuem os produtos pelas famílias beneficiárias, nomeadamente, Núcleo Local de Inserção Social, Rede Local de Intervenção Social (RLIS) e Junta de Freguesia de Pombeiro da Beira.

Finalmente, salienta-se o papel assumido pelos voluntários que, de forma direta ou indireta, que através da Loja Social se têm vindo a associar de forma gradual ao “Alimentar + em Arganil” e que viram o seu trabalho ao serviço da comunidade reconhecido durante a sessão de apresentação pública dos resultados do projeto “Alimentar + em Arganil” na sua nova valência de apoio à Comunidade.