Apresentado o programa comemorativo do 1º Foral e Foral Manuelino atribuídos a Arganil

Foi no passado dia 24 de março apresentado em conferência de imprensa no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na presença do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Arganil, Ricardo Pereira Alves e da Vereadora da Cultura, Paula Dinis, o programa comemorativo do aniversário dos 900 anos do 1º Foral e dos 500 anos do Foral Manuelino, atribuídos a Arganil. Para comemorar esta significante data, poder-se-á contar com um vasto e diversificado programa, repleto de iniciativas com a dimensão e relevância que tal acontecimento constitui para a história de Arganil.

Assim, entre exposições, workshops, recriações e percursos históricos, terá lugar um ciclo de conferências e um ciclo de música dedicado e harmonizado à temática dos Forais.

A abrir estas comemorações e para além daquela que foi já uma antevisão das celebrações desta data com a conferência da Dra. Patrícia Barros na XXI Feira do Livro – “Forais de Arganil”, estará no dia 5 de abril a abrir também o Ciclo de Música desta programação na Capela de S. Pedro, o duo de música tradicional e antiga, Cardo Roxo, com um concerto intimista e informal.

Acerca do Ciclo de Conferências e sob o tema “Portugal: A minha visão do futuro”, foi divulgado que marcarão presença diversas personalidades de reconhecido mérito na área da política, entre outros setores de atividade, tendo-se avançado já com a presença de uma figura incontornável do país, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, que dará o seu contributo em outubro. Os restantes nomes a constar deste Ciclo serão divulgados posteriormente.

Um dos pontos altos destas comemorações terá lugar no dia 8 de junho, no qual se recuará ao ano de 1514, data em que El-Rei D. Manuel concedeu nova carta de Foral a Arganil, através de uma recriação histórica dessa concessão, pelo grupo de teatro VIV’ARTE. A Sessão Solene Comemorativa dos 900 anos do Foral de Arganil, dos 500 Anos do Foral Manuelino e do Feriado Municipal no dia 7 de setembro, constituirá também um dos importantes e faustos momentos da programação em cartaz, assim como o será, a emissão do selo personalizado alusivo aos Forais de Arganil, pelos CTT.

As comemorações a ter lugar em Arganil distribuir-se-ão ao longo do ano sendo que, do programa apresentado, algumas datas serão confirmadas posteriormente:

21 de Março – Palestra integrada na Feira do Livro, alusiva ao tema “Forais e História Arganil”,  proferida pela Dra Patrícia Barros, a convite do Agrupamento.

23 de AbrilApresentação do folheto dos Percursos Históricos“O Roteiro dos Forais” (integrado na programação do Dia dos Monumentos e  Sítios) com posterior visita guiada a agendar em Maio.

11 de Maio – Caminhada entre Arganil e Coja:  “Na Rota dos Forais”

16 de Maio –  Inauguração da Exposição  “Os Forais e a História do Municipalismo”  – Átrio da Câmara Municipal de Arganil

Ciclo de Música:

5 de AbrilGrupo” Cardo Roxo” – Capela de S. Pedro (Arganil)

14 de JunhoDuo de violoncelo e piano com Ricardo Mota – Salão Nobre Câmara Municipal de Arganil

25 de Outubro – Grupo LULAVAI, Quarteto de  Harpas –Capela de S. Pedro (Arganil)

8 de Junho – Recriação Histórica da atribuição do Foral Manuelino a Arganil pelo grupo de teatro VIV’ARTE – Paços do Concelho

7 de Setembro – Sessão Solene Comemorativa dos 900 anos do Foral de Arganil, dos 500 Anos do Foral Manuelino e do Feriado Municipal – Salão Nobre Câmara Municipal

Outubro – Palestra proferida pela Exma. Sra Doutora Regina Anacleto – “Através do Património e da História do Concelho de Arganil”

14 de Novembro- Apresentação do Livro “Encontros sobre a História do Concelho de Arganil”

Ciclo de Conferências :

“Portugal – a minha visão do futuro”