Áreas Integradas De Gestão Da Paisagem Em Arganil

Áreas Integradas de Gestão da Paisagem em Arganil

Cumpre-se no próximo dia 27 de outubro, um ano sobre a assinatura dos contratos de Financiamento das Áreas Integrada da Gestão da Paisagem (AIGP), da Carriça, que engloba terrenos rústicos das freguesias de Benfeita, Folques e UF Coja e Barril do Alva e a AIGP Ribeira de Parrozelos-Vale Grande, que por sua vez engloba terrenos rústicos das freguesias de Benfeita e UF Cepos e Teixeira.

Definidas para o planeamento integrado da paisagem, incluindo o coberto florestal, agrícola e social e com o intuito de promover as alterações na paisagem necessárias para melhorar a resistência natural aos incêndios, os serviços de ecossistema e a exploração económica dos recursos com eles relacionados, associam-se a instrumentos legais e financeiros, que permitem que os planos de ordenamento florestal e de defesa contra incêndios sejam definitivamente aplicados no terreno, ultrapassando os constrangimentos habituais decorrentes do minifúndio característico e das dificuldades que os proprietários têm atualmente em gerir convenientemente as suas propriedades.

No seguimento do planeamento territorial e estratégico que se encontra a ser elaborado, através da Operação Integrada de Gestão da Paisagem (OIGP) vão ser identificadas as indispensáveis alterações, como, a conversão de povoamentos florestais mal adaptados ou conversão de uso do solo, através da recuperação de áreas com potencial agrícola ou pastoril atualmente ocupadas por matos ou por povoamentos desadequados. Ao mesmo tempo, está a decorrer o processo de elaboração do cadastro predial de forma integrada com o Cadastro Simplificado em curso no concelho de Arganil.

Para a execução das ações que se identifiquem como necessárias na OIGP aprovada e para que as suas propriedades possam ser beneficiadas, a sua participação é fundamental.

Se é proprietário, arrendatário ou usufrutuário de terrenos rurais inseridos na AIGP Carriça ou AIGP Ribeira de Parrozelos-Vale Grande informe-se e participe, para que eventos como os de 2017 não voltem a ocorrer da mesma forma nem com a mesma gravidade.

Contacte o Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Arganil através do email gtf@cm-arganil.pt ou através do telefone 235 200 150.

Área Integrada de Gestão da Paisagem – Carriça

Área Integrada de Gestão da Paisagem – Ribeira de Parrozelos – Vale Grande