Municípios de Arganil e Pampilhosa da Serra vão avançar com reabilitação de três pontes

• Pcm Arganil E Pcm Ps
  • Ponte Cartamil
  • Ponte Da Mata
  • Ponto Casal Novo

Unindo esforços e recursos, os Municípios de Arganil e da Pampilhosa da Serra vão reabilitar três pontes que ligam os dois concelhos, localizadas em Cartamil, Casal Novo e Mata, entre a União das Freguesias de Cepos e Casal Novo e a Freguesia de Fajão.

O início das obras nestas três pontes sobre o rio Ceira está previsto para janeiro de 2023, sendo o prazo de execução de aproximadamente quatro meses (120 dias).

O custo global do conjunto das três intervenções, na ordem dos 80 mil euros, será suportado por ambas as autarquias em partes iguais (50%). O Município de Arganil assume a posição de dono da obra, sendo responsável pelo lançamento da empreitada e pela contratualização do projeto de execução e dos serviços de fiscalização.

A reabilitação e consolidação das pontes de Cartamil, Casal Novo e Mata surge na sequência de uma inspeção realizada a estas estruturas de responsabilidade municipal, promovida pela autarquia de Arganil. Do estudo realizado por entidade especializada, concluiu-se haver a necessidade de se realizarem melhorias nas condições estruturais e funcionais das pontes.

“Os problemas detetados deixaram-nos de imediato em alerta e levaram-nos a agir, com o objetivo muito claro de melhorar as condições de estabilidade destas infraestruturas e garantir a segurança das pessoas”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Arganil. A importância da parceria estabelecida e dos esforços desenvolvidos foi reforçada e enaltecida pelo presidente do Município da Pampilhosa da Serra. “Saúdo a excelente colaboração entre as partes na concretização deste projeto, que permite a resolução conjunta dos problemas”.