Arganil acolheu a 29.ª edição da Feira do Livro

• Trust Youth
  • Tuna Arganil
  • Xavier Bola De Sabao

O espaço multiusos da Cerâmica Arganilense acolheu a 29.ª edição da Feira do Livro, entre 20 e 23 de março. A palavra, enquanto expressão máxima de liberdade, através dos livros, do teatro, da performance, da narração e da música, transformaram os quatro dias de evento numa verdadeira festa da literatura e outras artes.

Organizada pela Câmara Municipal através da Biblioteca Municipal, a Feira do Livro contou com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Arganil e insere-se no programa da Semana da Leitura através da Rede de Bibliotecas do Concelho de Arganil.

Sessão de boas-vindas pela vice-presidente da Câmara

A abrir a Feira, a vice-presidente e vereadora da Cultura da Câmara Municipal, Paula Dinis, recebeu calorosamente os convidados e primeiros visitantes, acompanhada pelos vereadores Luís Almeida e Filipe Frias. Pouco depois, os protagonistas foram as crianças dos Jardins de Infância do Agrupamento de Escolas de Arganil e da Casa da Criança, que não esconderam o entusiasmo ao assistirem ao teatro de marionetas «Tatá e Totó: uma história de ratos», protagonizada pela Algazarra Marionetas.

Mais tarde, foi a vez da Trust Youth subir ao palco, para apresentar «Livros», uma performance que explora a relação dos leitores com os livros, as palavras e o corpo.

O primeiro dia da Feira do Livro terminou com participação dos alunos de PLA do Centro Qualifica e dos professores Ana Catarina Santos e José Carlos Vasconcelos, que brindaram os presentes com declamações de poesia, leituras e música, sob o mote «Liberdade e Interculturalidade».

Celebração do Dia Mundial da Poesia

O Dia Mundial da Poesia foi assinalado com o anúncio e entrega de prémios aos vencedores do concurso «Escreva um poema… a liberdade e a democracia são o tema». Seguiu-se recital «Cordofonia», pela Escola de Cordas da Tuna Popular de Arganil e a animada sessão de contos protagonizada por Susana Cecílio. O dia ficou ainda marcado pelo espetáculo «Biblioteca Extravagante», protagonizado por Pedro Oliveira, que contou o olhar atento e curioso dos alunos do 1.º Ciclo do Agrupamento de Escolas de Arganil.

Música, contos e Liberdade

Os alunos dos 2.º e 3.º ciclos e do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Arganil, assim como os utentes das IPSS e da APPACDM, encheram os corredores da Feira do Livro no terceiro dia do evento. Além de explorarem a oferta literária, tiveram a oportunidade de assistir a sessões de contos conduzidas por Susana Cecílio e de ouvirem os talentosos alunos do Polo de Arganil do Conservatório de Música de Coimbra. Destaque, ainda, para a apresentação do livro «Xavier e a sua bola de sabão», da autora Suzana Mendes Ramos, e para a encenação intitulada «Encanta-me a Liberdade!» por parte dos alunos e professores da EB1 de Arganil e da turma do 4.º ano da EB1 de Côja, que transportou o público para o período pré-25 de Abril.

Programação para os leitores mais novos

A programação cultural do último dia do evento foi dedicada aos mais novos. A oficina artística «Histórias em Caixas de Sapatos», levada a cabo por Ana Rita Janeiro, prendeu a atenção e arrancou gargalhadas aos pequenos leitores. Fechou chave de ouro a 29.ª edição da Feira do Livro a apresentação do livro «Os Irmãos Suri», da escritora Cristina Ferreira.