Município de Arganil cumpre 10 anos de pagamento pontual

• Diploma Municipio De Arganil 2024 Page 0001 1
  • Acege 1124

O diploma «Compromisso Pagamento Pontual» foi atribuído ao Município de Arganil pelo décimo ano consecutivo. Este reconhecimento é resultado da prática mantida pela autarquia de pagar dentro dos prazos acordados com os fornecedores.

Em 2015, Arganil foi o primeiro município do país a aderir ao programa Pagamento Pontual a Fornecedores, destacando-se como um exemplo de eficiência na gestão das contas públicas, em particular no âmbito do poder local.

“Enquanto entidade pública, temos responsabilidades acrescidas para com as empresas com quem nos relacionamos em matéria de pagamentos”, evidencia o presidente da Câmara, Luís Paulo Costa, convicto de que é esse o único caminho que faz a economia funcionar.

“Apenas cumprindo com as nossas obrigações ajudaremos a que as empresas cumpram com as suas, prevenindo a deterioração económica que os atrasos nos pagamentos provocam e que levam, muitas vezes, a despedimentos e falência das empresas”.

Uma década depois da adesão ao programa, a autarquia continua a ser uma referência na adoção de políticas de pagamento que promovem o emprego e geram segurança financeira.

“Este selo é, desde logo, reflexo da disciplina financeira e do rigor nas contas que o município se empenha em manter”, sublinha Luís Paulo Costa, que assumia o Pelouro das Finanças aquando da subscrição do município ao Compromisso Pagamento Pontual em 2015.

A boa gestão financeira e a política de rigor por que Arganil sem tem pautado ao longos dos anos garante a continuidade das medidas de apoio às famílias e empresas do concelho. Nomeadamente, a aplicação da taxa mínima de IMI e do IMI Familiar; a devolução da totalidade do IRS às famílias, que se traduz na entrega de 309 mil euros às famílias em 2023, e aplicação da derrama sobre o lucro das empresas fixada nos 0%.

Esta fiscalidade amiga das famílias e das empresas reflete-se, ainda, na aplicação de tarifários de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos que estão entre os mais baixos do país.

O Compromisso Pagamento Pontual é promovido pela ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores, IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, CIP – Confederação Empresarial de Portugal, Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.