Arganil é Autarquia Familiarmente Responsável há seis anos consecutivos

Bandeira Autarquia Familiarmente Arganil

Arganil foi distinguida como Autarquia Mais Familiarmente Responsável 2022, pelas medidas de apoio às famílias implementadas ao longo de 2021. O galardão, atribuído pelo sexto ano consecutivo pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, foi recebido pela vereadora da Ação Social, Elisabete Oliveira, esta quinta-feira, 26 de janeiro, em cerimónia que teve lugar na Fundação FEFAL, em Coimbra.

Revelando-se amplamente satisfeito e honrado com esta nova distinção, o presidente da autarquia congratula-se com o trabalho desenvolvido continuamente na promoção do bem-estar e no aumento da qualidade de vida dos seus munícipes. “Mantemo-nos ao lado das pessoas e muito atentos às suas necessidades, e é a partir dessa postura zeladora e diligente que atuamos; adotando medidas que aliviam os encargos e aumentam as disponibilidades das famílias, proporcionando-lhes maior estabilidade”.

A ajudar a equilibrar o orçamento familiar, surge, desde logo, o pacote de medidas fiscais adotado pelo município, que ganha uma importância acrescida com o aumento generalizado dos preços registado ao longo dos últimos meses. Além da taxa de IMI mais baixa permitida por lei (0,3%), as famílias beneficiam do IMI familiar, obtendo reduções de 20, 40 e 70 euros consoante o número de filhos. Por outro lado, o Município de Arganil devolve aos seus munícipes os 5% do IRS a que teria direito, entregando 255 mil euros às famílias em 2022 e 309 mil euros em 2023. Soma-se a estas políticas de incentivo fiscal a aplicação dos tarifários mais reduzidos do país ao nível do abastecimento de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos.

As medidas implementadas pelo Município de Arganil distinguem-se por ser orientadas para toda a família e por terem um impacto muito significativo no dia-a-dias das pessoas. Desdobram-se em ações e iniciativas que favorecem, desde logo, os alunos do concelho, através da garantia do transporte gratuito desde o pré-escolar até à conclusão do ensino secundário. As medidas educativas envolvem, ainda, a atribuição de cadernos de atividades, o fornecimento de refeições e lanches, bem como atividades de enriquecimento curricular e promoção do sucesso educativo.

Merecendo particular atenção por parte da autarquia, a ação social e a saúde abrangem medidas que se destinam a apoiar as famílias em situação de maior vulnerabilidade, através da atribuição de cabazes com bens de primeira necessidade, apoio à aquisição de medicamentos por parte da população sénior, apoio psicológico, bem como campanhas gratuitas para animais de companhia.

O galardão entregue ao Município de Arganil teve, também, em atenção as ações destinadas a facilitar e promover o acesso à cultura, ao desporto e ao lazer. “Somo uma autarquia próxima das pessoas, que se empenha nas respostas que as famílias procuram, e as políticas que implementamos revelam isso mesmo”, frisou o presidente da Câmara.

Arganil recebeu a bandeira verde com palma, a mais alta insígnia atribuída pelo OAFR, exclusiva para os municípios que conseguem manter ou incrementar as suas políticas de apoio às famílias três ou mais anos consecutivos.