Luís Montenegro recebido nos Paços do Concelho de Arganil

O presidente da Câmara Municipal de Arganil, Luís Paulo Costa, recebeu o presidente do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, no passado dia 20 de janeiro.

Durante a sessão, Luís Paulo Costa transmitiu ao líder do PSD preocupações e anseios sentidos pelos arganilenses, lamentando, em particular, que o projeto de uma nova ligação Coimbra-Viseu não tenha tido pernas para andar.

“Está na hora de voltar a reivindicar este processo”, afirmou o presidente da Câmara, defendendo que “por melhores que sejam as obras que se façam no IP3, aquela infraestrutura nunca terá características de autoestrada”. Ainda no plano das acessibilidades, Luís Paulo Costa fez menção à ligação Góis-Arganil-Côja ao IC6, com uma velocidade prevista de 90 quilómetros, em termos médios, e um tempo de ligação de Lousão a Côja ao IC6 em 30 minutos. “Este processo foi bem anunciado, mas que passados 20 anos continua tudo na mesma”, apontou.

Outras das preocupações transmitidas por Luís Paulo Costa ao presidente do PSD prendeu-se com a escalada de preços registada nas tarifas para tratamento dos resíduos sólidos urbanos. Para o autarca, as decisões de gestão da ERSUC têm sido “francamente desajustadas”, tendo apelado aos deputados para levaram o assunto à Assembleia da República. “Tudo o que chega à nova direção da ERSAR parece ser tomado por bom”. Sem colocar a hipótese de lado, Luís Montenegro direcionou, porém, responsabilidades para o Governo. “Neste momento é preciso pressionar o poder político e, talvez, o Ministro do Ambiente tenha de ser responsabilizado”, apontou.

Durante a visita de Luís Montenegro a Arganil, no âmbito da iniciativa “Sentir Portugal”, o presidente da Câmara teve oportunidade de dar a conhecer o trabalho concretizado no concelho, em áreas preponderantes, como a Floresta (Projeto Floresta da Serra do Açor), Proteção Civil (novo Centro Municipal de Proteção Civil) e Desenvolvimento Económico, tendo, inclusive, acompanhado o líder do PSD e a sua comitiva na visita à nova Área de Acolhimento Empresarial da Relvinha.