Município de Arganil distinguido com o diploma «Compromisso Pagamento Pontual»

Acege 11

O Município de Arganil foi reconhecido, neste início de 2023, com o diploma «Compromisso Pagamento Pontual» pelo nono ano consecutivo. Este diploma distingue e evidencia a cultura de pagamento a horas aos fornecedores e o trabalhado criterioso e responsável que a autarquia desenvolve diariamente para manter a disciplina e o rigor financeiro.

Arganil foi o primeiro Município do país a aderir ao programa “Pagamento Pontual a Fornecedores”, em 2015, e, quase uma década depois, continua a assumir-se como um exemplo na adoção de políticas de pagamento que protegem o emprego e geram segurança financeira.

“Garantir que somos pontuais no pagamento é o início de uma sucessão de boas práticas que queremos manter e promover no território, sob o princípio de que competitividade gera competitividade”, refere o presidente da Câmara Municipal de Arganil.

“O pagamento a tempo e horas aos nossos fornecedores permite que também as empresas possam cumprir de forma pontual com os seus compromissos financeiros, não apenas com os seus próprios fornecedores como com os seus funcionários”, frisa Luís Paulo Costa, revelando-se consciente “dos desastrosos prejuízos que os atrasos nos pagamentos podem ter ao nível da destruição de empresas e emprego”.

Enquanto entidade pública, o Município de Arganil assume com total seriedade o compromisso de manter o rigor, a transparência e a sua saúde financeira, ciente de que só assim é possível acumular recursos e canalizá-los para os investimentos e projetos que trazem desenvolvimento e progresso ao concelho.

A boa gestão financeira e a política de rigor por que Arganil sem tem pautado ao longos dos anos garante a continuidade das medidas de apoio às famílias e empresas do concelho. Nomeadamente, a aplicação da taxa mínima de IMI, a devolução da totalidade do IRS às famílias, que se traduz na entrega de 309 mil euros às famílias em 2023, e aplicação da derrama sobre o lucro das empresas fixada nos 0%. Esta fiscalidade amiga das famílias e das empresas reflete-se, ainda, na aplicação de tarifários de água, saneamento e resíduos sólidos urbanos que estão entre os mais baixos do país.