Cartaz Exposição Mário Vitória Arganil 2023 01

Corpus Hermeticum de Luz: Uma exposição de Mário Vitória entre Átrio Guilherme Filipe e Cerâmica Arganilense

Corpus Hermeticum de Luz é o nome da exposição da autoria do arganilense Mário Vitória, que a partir de fevereiro vai estar patente em Arganil no Átrio de Exposições Guilherme Filipe e, complementar e simultaneamente, no Multiusos da Cerâmica Arganilense. Trata- se, nas palavras do artista “de uma ampla mostra de obras, proveniente de várias fases, séries, datas e temáticas. Uma galáxia de muitas moradas, corpos de várias latitudes que se unem num grande propósito que é o da viajem pelo âmago humano”.

Perante a ramificação de todos os trabalhos a expor, é válido olhar para este Corpus Hermeticum como uma grande epopeia existencial, feita de Luz e Sombra, da qual emerge a discussão e a possibilidade das suas ramificações, tríades, multiespacialidades e tantos outros limites na sua maior glória que é a transformação e a viagem. Não sendo um tratado antropológico, religioso, filosófico ou científico, é antes uma montra útil de metáforas, alegorias, “artedevertências”, poemas e posicionamentos que pretendem intrigar e ampliar as consciências, perante o cenário mais actual de pandemias e guerras.

Com inauguração marcada para o dia 17 de fevereiro, pelas 18h00 no Átrio de Exposições vai arrancar com uma conferência/conversa com o tema “Ouvir o musgo a crescer” com Boaventura de Sousa Santos  (Ativista e Escritor), José Manuel Simões  (Comissário da Exposição) Manuel António Ribeiro (Músico e Activista Cultural),  Joaquim Pinto da Silva  (Editor e Ativista Cultural), Fernando A. Baptista Pereira  (Historiador e presidente da Faculdade de Belas Artes de Lisboa) e Alexandra Silvano  (Agente de Arte Centro Português de Serigrafia).

Já no dia 18 de fevereiro, pelas 16h30, a inauguração das obras expostas na Cerâmica vai contar com a visita comentada de José Manuel Simões  (Comissário da exposição), Joaquim Pinto da Silva  (Editor e Ativista Cultural), Fernando A. Baptista Pereira  (Historiador e Presidente da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa) e Nuno Mata (Professor e Historiador).

Corpus Hermeticum de Luz vai estar patente no Multiusos da Cerâmica Arganilense até 24 de março e, no Átrio de Exposições Guilherme Filipe, até ao dia 28 de abril.