Cartaz A2 Lt Page 0001

Arganil junta-se à Semana Europeia da Mobilidade – Dia Europeu Sem Carros

O Município de Arganil adere uma vez mais ao “Dia Europeu Sem Carros”, que desde 2005 organiza a ação “Dia Sem Carros”, com o intuito de alertar todos os munícipes para a importância das questões ambientais, valorização do espaço público, mobilidade ativa e sustentável.

Para além desta ação o Município de Arganil participa igualmente, pela quarta vez, na Semana Europeia da Mobilidade com a organização de algumas atividades dirigidas a vários públicos e focadas na mobilidade sustentável, ativa, de partilha e com saúde.

A campanha “Dia Europeu Sem Carros” surge na sequência de uma diretiva europeia relacionada com a qualidade do ar. Tendo em conta os crescentes problemas relacionados com o uso do automóvel, vários países da União Europeia, incluindo Portugal, lançaram esta iniciativa pela primeira vez à escala europeia em 22 de Setembro de 2000. Em 19 de Abril de 2002, durante a Semana Verde, em Bruxelas, foi lançada a Semana Europeia da Mobilidade , a que diversos países aderiram posteriormente e que pretende exercer uma influência a longo prazo nas questões da mobilidade e dos transportes urbanos, contribuindo para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos cidadãos.

O tema central da edição de 2022 é “Melhores Ligações”, tem como slogan “Combina e Move-te!“ e procura realçar e fomentar sinergias entre pessoas e lugares que ofereçam o seu conhecimento, criatividade e dedicação para aumentar a consciência sobre a mobilidade sustentável e promover mudanças comportamentais a favor da mobilidade ativa, para além de alcançar e estabelecer ligações entre grupos já existentes e consolidados, e novos públicos. Por este motivo, este ano serão novamente integradas e realizadas diversas iniciativas em parceria com a Semana Europeia do Desporto #BEACTIVE 2021.

Programa:

De 16 a 22 de setembro – Biblioteca Municipal Miguel Torga

“Exposição Bibliográfica – Temática da “Mobilidade Sustentável”.

Sugestões de Leitura – Temática da “Mobilidade Sustentável”, http://biblioactivaler.blogspot.com/

Dia 22 setembro

Apresentação do Projeto “Crescer a pedalar”, numa parceria com o Agrupamento de Escolas de Arganil.

8h00-12h00 – “Bicicleta elétrica uma realidade de presente e futuro” – experimentação de bicicletas elétricas na Feira Semanal de Arganil, numa parceria com aAMBikes.

8h00-19h00 – Dia Europeu sem Carros – Trânsito motorizado interdito nas Ruas do Largo Augusto Oliveira Coimbra e Largo Padre Manuel Vasconcelos da Costa Delgado, da Vila de Arganil –  ver planta

8h00-19h00 – Dia Europeu sem Carros – Trânsito interdito na Rua Dr. José Albano de Oliveira, Praça Dr. Alberto do Vale e Rua Conselheiro Dr. Albino de Figueiredo, da Vila de Cojaver planta

Dia 25 Setembro

Atividade de Família – Prevenção Rodoviária em Bicicleta

Esta atividade visa proporcionar um momento de família, onde as crianças realizam percursos de bicicleta, tipo gincanas com a ajuda dos seus pais. As crianças devem trazer as suas próprias bicicletas. Esta atividade decorrerá no parque do Sub-Paço e tem como parceiros a GNR e o Grupo BTT Serra do Açor.

Dia 27 Setembro

Corrida noturna 10Km

Corrida noturna de 10km a decorrer ao ar livre. Todos os participantes devem levar colete, roupa refletora, ou acessórios refletores e luz frontal, de forma a manterem-se visíveis e terem visibilidade nas zonas onde não existe luz. É recomendado a utilização de roupa e calçado confortável.

Os participantes são divididos em 2 grupos, de acordo com o ritmo de corrida:

– Primeiro grupo: pace entre os 12,0 e os 11,5km/h, ou seja, 5:00 a 5:12 min/Km;

– Segundo grupo: pace entre os 10,0 e os 9,7km/h, ou seja, 6:00 a 6:12 min/Km;

Dia 30 Setembro

Caminhada Noturna 5Km

Caminhada noturna dentro da vila de Arganil. Esta caminhada tem a distância de 5,5 Kms. Todos os participantes devem levar colete ou roupa refletora, de forma a manterem-se visíveis. É recomendado a utilização de roupa e calçado confortável.