Jornadas Europeias Do Património 2022

Município de Arganil integra Jornadas Europeias do Património 2022

A Câmara Municipal de Arganil associa-se às Jornadas Europeias do Património 2022, uma iniciativa do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, a levar a efeito nos dias 23, 24 e 25 de setembro.

Subordinadas ao tema Património Sustentável, integram um conjunto de atividades que pretendem promover não só o património natural, cultural e edificado do concelho de Arganil, como a importância da sua salvaguarda no contexto das alterações climáticas, com enfoque na construção de um futuro mais sustentável e resiliente.

PROGRAMA:

23 de Setembro – Património cultural e inclusivo

Átrio de Exposições Guilherme Filipe, 9h00 – 17h00
Exposição de escultura “Estruturas Leves”
Trata-se de uma exposição que se constitui um contributo para a valorização da criação artística, no que a artista designou de importante ação preventiva na busca pela minimização de danos causados ao meio ambiente pelo excesso de desperdício produzido. Enquadra-se sobretudo numa perspetiva ecológica, que lembra a Arte Povera da década de sessenta, dedicada às temáticas da natureza e do consumo. Neste caso, ao uso de desperdícios como metáfora para o nosso viver, com criatividade e sustentabilidade. As obras de arte expostas foram elaboradas com os desperdícios do fabrico das Colheres de Pau, artesanato tradicional e típico e, um verdadeiro ex-libris cultural do concelho de Arganil.

São Pedro – Arganil, 10h30
Visita acompanhada e multiformato à Capela de São Pedro (Monumento Nacional)
A abordagem comunicativa assente no multiformato prevê que a mesma mensagem possa ser apresentada de diversas formas, através de diferentes meios e utilizando técnicas distintas, mas complementares: escrita simples para uma leitura fácil, impressão ampliada e com alto contraste, impressão em Braille, imagens em relevo bidimensional, informação áudio para pessoas que não conseguem ver, informação em Língua Gestual Portuguesa, para pessoas Surdas, entre outras. De forma inclusiva e, porque todos têm o direito de poder contemplar o nosso património, o Município de Arganil vai possibilitar uma visita a este que é o único Monumento Nacional do concelho e que já beneficiava de acessibilidade facilitada a pessoas com mobilidade reduzida, através do recurso às ferramentas multiformato.

Átrio da Cerâmica Arganilense, 11h00 – 20h30
Exposição “Cerâmica Arganilense: o antes e o agora” – uma história de valorização do património industrial
A Cerâmica Arganilense, primeira fábrica de Arganil, começou a laborar corria o ano de 1916. Seguiram-se-lhe vários anos de sucesso, com uma qualidade do barro de primeira ordem, até cessar em 1992. Com o passar dos anos e inatividade o edifício ameaçava o colapso. Em 2012, após reabilitação, o outrora nobre edifício, sinónimo do progresso e de mudança volta novamente um ser espaço ao serviço da comunidade e de orgulho para os arganilenses. Um claro exemplo de conservação do património industrial e que hoje serve a cultura.

24 de setembro – Património industrial e artístico

Biblioteca Municipal Miguel Torga, 10h30
Património para todos: “Guardiões para a inclusão” – Jogar e refletir sobre a deficiência, inclusão e acessibilidade.

O Pack Ensino destina-se à sensibilização para o tema da deficiência e inclusão junto dos mais novos, por forma a desmistificar preconceitos e estereótipos sobre as pessoas com deficiência ou algum tipo de característica diferenciadora, através de uma abordarem natural a divertida.

Átrio da Cerâmica Arganilense, 14h00 – 23h00

Cerâmica Arganilense, 21h00
Concerto Abertura de Temporada – Orquestra Sem Fronteiras
A Orquestra Sem Fronteiras sobe ao palco da Cerâmica Arganilense para um concerto ao qual chamou “Abertura de Temporada”, que conta com direção musical de Martim Sousa Tavares e traz, enquanto convidado, Pedro Lopes no violino solo.
O concerto, marcado para as 21h00, dá a ouvir, lado a lado, obras dos irmãos Franz Joseph e Michael Haydn, assim como Fanny e Felix Mendelssohn e um dos mais amados concertos para violino de todo o repertório, interpretado pelo convidado Pedro Lopes.

25 de setembro – Património natural

Aldeia Histórica de Piódão, 8h30
Visit’Arganil a caminhar – Povos das Ribeiras de Piodam (PR2 AGN)
Com ponto de partida pelas 8h30, junto ao Posto de Turismo de Piódão e com um nível de dificuldade médio, prevê-se a realização deste percurso circular de 10Km, que liga as aldeias de Piódão, Imóvel de Interesse Público desde 1978, Chãs d’Égua e Foz d’Égua, num tempo médio estimado de 4 horas. Marcada pelas encostas da Serra, esta jornada permite apreciar para além do casario em xisto, a fauna e flora envolventes, os socalcos, as pontes antigas, as praias fluviais e os caminhos seculares outrora utilizados para deslocações entre as povoações nas margens das Ribeiras de Piódão e de Chãs d’Égua.

São Pedro – Arganil, 14h00 – 17h00
Visitas acompanhadas à Capela se São Pedro (Monumento Nacional) – Arganil
Abrimos as portas da Capela de São Pedro para uma visita acompanhada e explicativa sobre este património religioso e único Monumento Nacional do concelho.