Arganil – um concelho amigo das famílias

Arganil é um dos Municípios distinguidos com Bandeira Verde, pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, por ter adotado práticas amigas das famílias, como apoios à maternidade/paternidade e medidas de conciliação entre trabalho e família.

São 115 no total, os Municípios aderentes a este projeto, dos quais 61 arrecadam em 2017, este galardão. À semelhança do Município de Arganil também os Municípios de Figueira da Foz, Leiria, Palmela e Santo Tirso recebem pela primeira vez, esta distinção.

De acordo com o Observatório, criado em 2008 pela Associação portuguesa de Famílias Numerosas, os distritos com maior número de Municípios distinguidos são Coimbra, com 10; Lisboa, com 9 e Santarém, com 7.

As iniciativas avaliadas que ditaram os resultados assentam em 12 áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.

Entre as medidas valorizadas estão o pagamento de creches e jardim-de-infância, comparticipação de consultas de oftalmologia e apoio à aquisição de óculos, bancos de medicamentos e comparticipação de medicamentos, oferta de vacinação fora do Plano Nacional de Vacinação, cantinas sociais e cantinas escolares abertas durante os períodos de pausas escolares, cheque bebé e transportes escolares gratuitos até ao 12º ano.

A cerimónia de entrega das Bandeiras Verdes decorrerá no dia 29 de novembro, no Auditório da Fundação CEFA – Fundação para os Estudos e Formação Autárquica, em Coimbra.